Pé isquêmico é caracterizado por história de claudicação intermitente que é a dor em repouso que piora com exercício ou elevação do membro superior, pé apresenta-se frio, com ausência de pulsos tibial posterios e pedioso dorsal.
Pé neuropático é caracterizado por laterações de sensibilidade dos membros inferiosres . O paciente pode referir sintomas como formigamento, sensação de queimação que melhora ao exercício ou sintomas de diminuíção de sensibilidade, com perda do sapato sem notar ou lesões traumáticas assintomáticas.
Pé neuropático: possui sensibilidade precária e boa circulação. A perda de sensibilidade nos pés os tornam vulneráveis a traumatismos, porém a boa circulação faz com que sejam mais capazes de se recuperar. O paciente diabético com pé neuropático conta com antecedentes neurológicos periféricos (choques, fisgadas, queimação). Os achados habituais são: tecidos bem nutridos, diminuição ou ausência de sensibilidade, tendência para retração dos dedos, calosidades nos pontos de pressão (feridas indolores na planta do pé denominadas mau perfurante plantar).
Pé isquêmico: possui a sensibilidade preservada e uma circulação precária. Devido à isquemia o pé é vulnerável a traumas. A isquemia torna o pé muito sensível a qualquer lesão, fissura ou inflamação. Geralmente está associado à claudicação intermitente (dor para caminhar). Os sinais de isquemia podem ser: pele seca e descamativa, ausência de pelos, atrofia dos músculos, tendência à formação de fissuras nos calcanhares, redução ou ausência de pulso e palidez. Esta falta de sangue poderá se dar pela obstrução das grandes artérias que irrigam a perna (macroangiopatia) ou pela oclusão das microartérias que irrigam os tecidos dos pés: pele, músculos e nervos (microangiopatia). CARACTERISTICAS -Pele fina e brilhante -Cianose -Unhas atrofiadas -Ausência de pêlos -Rubor Postural -Palidez à elevação -Pé frio -Ausência de pulsos -Claudicação
Pé infeccioso: apresenta lesões infecciosas do tipo bolhas, abscessos, presença de pús, tecido necrótico ou desvitalizado, odor fétido. Costuma ter evolução muito rápida com altos índices de amputações.