SóProvas


ID
2244067
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

                                                       Tudo é Química

Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano. Diariamente – ou quase diariamente – todos nós usamos produtos de limpeza, cosméticos, cozinhamos. Fazer um bolo é química pura. O fermento, seu modo de funcionamento na hora de fazer crescer a massa, os processos que levam uma mistura de ingredientes secos e molhados a se transformar em um alimento macio, sem gosto de farinha e (se tudo der certo) de sabor agradável, que em nada lembra o gosto da farinha crua. Mas não é assim que pensamos a Química. Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança. Isso só traz prejuízos: o aluno se sente obrigado a1 aprender, o professor se sente desestimulado a2 ensinar e, por fim, o jovem termina o Ensino Médio com a certeza de que as ciências exatas, dentre elas a3 Química, são apenas disciplinas que exigem o treino mecânico, a4 repetição e o cálculo. As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto. Beatriz Duarte de Alcântara 

Assinale a alternativa em que o último parágrafo do texto tenha sido reescrito sem alterações significativas de sentido e respeitando a Norma Culta Padrão da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • a) As ciências exatas, são apresentadas[...] -> não se separa o sujeito do verbo! Já tá errado, nem precisa ler o restante.

     

    b) O "porém" dá ao trecho um tom de adversidade em relação às ideias anteriores, ao passo que o "então" do parágrafo original exprime um sentido de conclusão. Logo, há alteração significativa de sentido.

     

    c) O erro (sutil!) que consegui identificar foi a palavra "Quimica" sem o acento. Mas também tenho dúvidas quanto ao cabimento de "representações numéricas" ali.

     

    d) As ciências exatas não representam-se (praticam a ação) e sim são apresentadas (sofrem a ação) de maneira limitada.

     

    e) ALTERNATIVA CORRETA.

  • Ana Laigneir, no meu entender,

     

    o erro da letra B, além do porém que você disse, é o pronome demonstrativo "isto". Acredito que deveria ser "isso", por se tratar de referência a algo que já foi dito no texto.

     

    o erro da letra C é "as mesmas"; pois, em aula de redação eles falam que: o(a) mesmo(a) não retoma termo antecedente. Ainda dão como exemplo a PM que erra muito nesse quesito. "...avistamos o meliante e apreendemos o mesmo..." (o apreendemos).

     

    e a D o verbo "vão", além do seu comentário...

  • Não é necessário ponto final na letra E?

  • Gabarito: Letra E

     A conjunção "Portanto" transmite uma ideia de conclusão/encerramento. Esse é um dos motivos da alternativa "e" está correta.

  • GABARITO: E

     

     

    Trecho original (destaque meu):

     

    As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

     

     

    Marcações dos erros em vermelho (erros gramaticais; de sentido; omissão de palavras ou vírgulas)

     

     

    a) As ciências exatas,(sem vírgula) são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos,(com vírgula) equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isto. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais proximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

     

    b) As ciências exatas, porém, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas representadas por átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando na verdade elas são muito, muito mais do que isso. São maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isto. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

     

    c) Então, as mesmas são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas representações numéricas em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que o que foi mencionado. Física, Quimica e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

     

    d) As ciências exatas, então, representam-se de maneira limitada, como se somente fossem a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas vão muito além disto. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar nosso mundo. E não a nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos esse mundo e ele só é assim porque o homem, através dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto (ponto final?)

     

     

    e) CORRETA (também faltou o ponto final - provável erro do qc)

     

     

  • Corrigindo a coleguinha Ana Laignier:

    d) No trecho “as ciências exatas não representam-se”, “as ciências exatas” é o sujeito paciente da voz passiva (recebe a ação). Embora esteja na voz passiva sintética é só transformar para a voz passiva analítica: "as ciências exatas não são representadas".
    E no trecho “As ciências exatas são apresentadas”, “as ciências exatas” é sujeito paciente da voz passiva (sofre a ação). Logo, as duas formas estão na voz passiva.

    O sujeito do verbo representar ("as ciências exatas") estaria na voz ativa (praticando a ação) na seguinte construção: “as ciências exatas não representam”. O se marca justamente a voz passiva (exerce a função de partícula apassivadora), ou seja, o sujeito está recebendo ou sofrendo a ação.

  • a) As ciências exatas, (não se separa sujeito do verbo) são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomosequações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isto (isso). Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais proximo (próximo) de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

    b) As ciências exatas, porém, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas representadas por átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando (,) na verdade (,) elas são muito, muito mais do que isso. (Física, Química e Matemática) São maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isto (isso). Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

    c) Então, as mesmas ( não pode ser usado para retomar palavras) são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas representações numéricas em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que o que foi mencionado. Física, Quimica e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

     

    d) As ciências exatas, então, representam-se de maneira limitada, como se somente fossem a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas vão muito além disto (disso). Física, Química e Matemática são maneiras de explicar nosso mundo. E não a (há) nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos esse (este) mundo e ele só é assim porque o homem, através dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto (ponto final? cadê)

     

     e) Portanto, as ciências exatas são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos num papel. Quando, na verdade, tais ciências são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar este mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem o transformou até chegar a este ponto, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui – como as ciências exatas (tudo PERFEITO)

     

  • Na letra E, está correta o uso do pronome antes do verbo transformou?

  • Faltou só o ponto final.

     

    Sergio, o pronome pode ficar antes ou depois do verbo quando houver sujeito explícito antes do verbo:

    O homem o transformou / O homem transformou-o