SóProvas


ID
2244103
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, leia as afirmativas a seguir.

I. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

II. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana, quanto mais a de uma Nação.

III. O servidor público deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, os bens e o interesse de clientes, instituições e sociedades, estando sempre disposto, em face de seu compromisso com a organização que representa, a abdicar de prerrogativas e independência profissional, atuando como funcionário público. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Apenas o item  I e II estão corretos.

    Item III - O servidor deve agir dentro da legalidade, portanto não pode abdicar de prerrogativas e independência profissional.

  • Em que parte das regras Deontológicas frisa sobre esse ítem 3, Carol Rebli ? Procurei e nao achei -.-

  • Olá Gabrielli,

    Realmente, não está no decreto 1171, mas sim no 

    Código de Ética Profissional do Administrador

    Art. 1º São deveres do administrador: I – exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;

    https://www.passeidireto.com/arquivo/10770992/livro-de-etica-profissional/10

    Bons estudos,

  • Grata, Beatriz ^^

  • Não concordo Beatriz senra há um erro nesse item, pois O item III a qustão afirma que você pode abdicar de prerrogativas e independência profissional, atuando como funcionário público. o correto seria como você mesma pontuol:  sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional. Caberia correção ou anulaçao dessa questão.

  • III. O servidor público deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, os bens e o interesse de clientes, instituições e sociedades, estando sempre disposto, em face de seu compromisso com a organização que representa, a abdicar de prerrogativas e independência profissional, atuando como funcionário público.

     

    ERRO DA III : o servidor não deve defender direito de clientes e, sim, os interesses lícitos do poder público.

  • Esta questão cabia anulação, o terceiro item não está no código de ética, e o enunciado pede a resposta sobre isso.

    Considerando as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, leia as afirmativas a seguir.

  • LETRA D