SóProvas


ID
2244343
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No final do ano passado, a campanha #MeuAmigoSecreto tomou conta das redes sociais com milhares de histórias relatadas por mulheres sobre casos de machismo e violência de gênero envolvendo pessoas próximas, como amigos, companheiros, chefes, parentes etc.

Para dar continuidade aos debates do mundo virtual, o coletivo feminista Não Me Kahlo vai lançar em abril o livro #MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes (Edições de Janeiro). A obra reúne artigos das cinco integrantes do coletivo sobre assuntos ligados a um objetivo em comum: a desconstrução do machismo.  

"Não é um livro com relatos; é um livro que fala dos problemas que levam a misoginia a ser naturalizada na sociedade. Debruçamo-nos em pesquisas para criar um material consistente que sirva de apoio para aqueles que quiserem compreender melhor as raízes do machismo e quais são as pautas feministas", afirmam as autoras e participantes do Não Me Kahlo ao Catraca Livre. 

Disponível em:<https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/coletivo-feminista-lanca-livro-sobre-temas-discutidos-nacampanha-meuamigosecreto/> . Acesso em: 04/05/2016. 

O conhecimento de certas unidades menores das palavras pode nos favorecer quando encontramos um vocábulo que não fazia parte do nosso inventário lexical até o momento. Normalmente oriundos de línguas como o latim ou o grego, esses elementos são muito comuns na formação de palavras que usamos modernamente. No texto, em

Alternativas
Comentários
  • Breve comentário sobre a letra A:

    Cristianismorotacismohomossexualismobruxismo,hibridismo e alcoolismo têm uma coisa em comum: o sufixo -ismo. Este sufixo possui ao menos seis possibilidades de significado:Fenômeno Linguístico, Sistema Político, RELIGIÃO, Doença, Esporte, Ideologia, entre outros. No entanto, de modo diverso do que algumas pessoas pensam, o fato de ter um mesmo morfema não garante que haja uma mesma interpretação da palavra em si. No texto a palavra machismo não se refere a nenhum fenômeno religioso. O que invalida a questão. É importante estar atento ao que pede o enunciado e não "inventar moda" demais.

    Bons estudos.