O Manual de Pavimentação do DNIT classifica os pavimentos em: flexíveis, rígidos e semi-rígidos.
"Flexível: aquele em que todas as camadas sofrem deformações elásticas significativas sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Exemplo típico: pavimento constituído por uma base de brita ou por uma base de solo pedregulhoso, revestida por uma camada asfáltica.
Semi-Rígido: caracteriza-se por uma base cimentada por algum aglutinante com propriedades cimentícias como por exemplo, por uma camada de solo cimento revestida por uma camada asfáltica.
Rígido: aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Exemplo típico: pavimento constituído por lajes de concreto de cimento Portland."
O enunciado dessa questão lista algumas formas de pavimentação e afirma que todas pertencem aos pavimentos flexíveis. Essa informação está incorreta, pois as lajes de concreto são utilizadas para pavimentos rígidos, conforme citado acima. Já os blocos intertravados e materiais betuminosos fazem parte dos sistemas flexíveis.
Resposta: Errado.