SóProvas


ID
2245354
Banca
FUNCAB
Órgão
CODESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Surpresa: venda de livros impressos supera a de e-books

    Não é incomum ainda se ouvir que a tendência do mercado editorial é que os livros digitais superem e, em um futuro não muito distante, até substituam os impressos. As expectativas não parecem se confirmar na prática. Segundo pesquisa do Financial Times, as vendas de livros em papel têm crescido e superado a de e-books, especialmente entre os jovens, e a previsão é de que continue assim. Uma agradável notícia para aqueles leitores que gostam de ter às mãos suas obras preferidas, para tocá-las, cheirá-las e marcá-las à vontade.

    De acordo com Paul Lee, analista da empresa editorial Deloitte: “Jornais impressos são resistentes entre aqueles que cresceram com jornais impressos. Livros impressos são resistentes entre todas as idades”. Por que será?

    Apesar das vantagens de ter um leitor de ebook, como o peso, o espaço de armazenamento e a praticidade, os leitores continuam apegados à versão física do livro. Os motivos parecem ser de ordem emocional, e nem tanto racional. A capa, a diagramação, o irresistível cheiro de livro novo, a facilidade de manipulação e de troca entre leitores, conquistam mesmo as novas gerações, imersas na tecnologia desde cedo.

    A verdade é que não precisa haver competição tão acirrada entre livros digitais e impressos. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens. Não é preciso abandonar completamente os manuscritos para aderir ao mundo literário digital, nem é preciso ser tão inflexível em relação à nova possibilidade de leitura. Por que não aproveitar os benefícios de ambos os tipos? A literatura só tem a ganhar com a variedade. E o leitor também.

Nicole Ayres Luz. Disponível em homoliteratus.com/surpresavenda-de-livros-impressos-supera-de-ebooks. Acesso em 2/1/16

O conectivo destacado em: “a tendência do mercado editorial é QUE os livros digitais superem e, em um futuro não muito distante, até substituam os impressos.” introduz uma oração subordinada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    A oração subordinada substantiva predicativa exerce papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem sempre depois do verbo ser.

     

    A tendência do mercado editorial é QUE os livros digitais superem e até substituam os impressos em um futuro não muito distante. (ordem direta)

     

     

    Outro exemplo:

    Nosso desejo era sua desistência.
                         Predicativo do Sujeito
                             
    Nosso desejo era QUE ele desistisse. (Nosso desejo era isso.)
                  Oração Subordinada Substantiva Predicativa                            

     

     

    Obs.: em certos casos, usa-se a preposição expletiva "de" para realce. Por exemplo: A impressão é (de) que não fui bem na prova.

     

     

  • “a tendência do mercado editorial é QUE os livros digitais superem e, em um futuro não muito distante, até substituam os impressos.”

     

    Simples. Verbo de ligação junto a conjunção temos uma predicação. =]

  •  “a tendência do mercado editorial é QUE os livros digitais superem e, em um futuro não muito distante, até substituam os impressos.” 

     

    - Sempre que se obtiver o Verbo de Ligação no caso o (é) grudada com a conjunção a segunda oração tem função de predicativo.

  • Oração Subordinada Substantiva Predicativa    x     Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

    V.Lig + que/se (=isso)                                                        V.Lig + Predicativo + que (=isso)

  • substantiva predicativa.

  • Substantiva predicativa, só de identificar o verbo de ligação deu pra matar.

    Avaante

  • Nunca vi essa porra de oração na minha vida. VAI TOMAR NO CU FUNCAB!

  • " a tendência do mercado editoria é sujeito o VL mais o "que" que é o predicativo.

  • sempre que tiver o verbo de ligação É seguido da conjunção QUE a oração subordinada vai ser predicativa nominal...

  • Verbo ser + que = predicativa, SEMPRE.

    : + que = Apositiva