SóProvas


ID
2245645
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o intuito de pensar no futuro e estabelecer metas para os próximos quatro anos de atuação, a gestão central de uma universidade desenvolveu um processo participativo de planejamento estratégico. Para iniciar os trabalhos, foi verificada a necessidade de analisar o contexto vivenciado pela universidade. Houve a escolha pela análise SWOT, na qual os elementos do ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) são confrontados pelos elementos verificados no ambiente externo (oportunidades e ameaças). Para que a consolidação dessa visão geral da universidade pudesse retratar a realidade vivenciada nas unidades acadêmicas e administrativas, o exercício foi repassado para essas unidades de forma que cada uma delas fizesse a sua própria análise SWOT. Dados alguns dos resultados, 

I. A deterioração dos equipamentos nas salas de aula aliado à ausência de sinal estável de internet para alunos e professores durante as atividades didáticas foram compreendidas como uma ameaça na unidade.

II. A qualidade decrescente do ensino médio, refletida nos resultados obtidos pelas escolas da cidade nas últimas edições do ENEM, foram analisadas como elemento crítico dentre os pontos fracos verificados na unidade.

III. As instalações de alta qualidade de limpeza e conservação da Biblioteca Central, assim como o acesso facilitado aos usuários à grande variedade de títulos nela disponíveis, foram analisados como uma oportunidade existente na unidade.

IV. A qualificação do corpo docente, composta por 100% de doutores com publicações frequentes em periódicos classificados como A e B no Qualis-Periódico da área de atuação da unidade acadêmica, é compreendida como um ponto forte da unidade.  

verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • SWOT

     

    -Interno: Pontos fortes (iii e iv) e fracos (i)

    -Externo: Oportunidades e ameaças (ii)

     

    Gab B

  • II. A qualidade decrescente do ensino médio, refletida nos resultados obtidos pelas escolas da cidade nas últimas edições do ENEM, foram analisadas como elemento crítico dentre os pontos fracos verificados na unidade.

    Por que essa alternativa está errada?

  • Acredito que a letra B tenha ficado com significado ambíguo. Eu entendi: uma qualidade que está decaindo e isto pode ser constatado nos resultados do ENEM, é um ponto fraco.

  • Qualidade do ensino nas "ESCOLAS DAS CIDADES" e não na universidade, ou seja, ambiente externo: ameaça

  • Não concordo com esse gabarito. Marcaria quantas vezes fossem necessárias o item E

  • II. A qualidade decrescente do ensino médio, refletida nos resultados obtidos pelas escolas da cidade nas últimas edições do ENEM, foram analisadas como elemento crítico dentre os pontos fracos verificados na unidade. 

    Alternativa errada porque não tem como a Universidade controlar a qualidade do Ensino médio. Isso é competência de outra organização. Talvez do governo. Portanto, a Universidade não tem controle sobre essa qualidade e, consequentemente, não é um ponto interno, mas sim externo. Essa qualificação decrescente pode ser um tipo de ameaça para a Universidade. Além disso, o que pode ser ameaça para uma organização, pode não ser para outra. 

    Gab B

  • Marisia... Sente a marisiiiiiia.... Mariasiiiiia, uuuuu

  • Jogaram sujo nessa pegadinha do ensino médio/universidade...

    E olha que se fosse IF ao invés de UF daria certinho a letra E