SóProvas


ID
2245747
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo, a empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e informações que provêm do ambiente, havendo necessidade de haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico, quais sejam

Alternativas
Comentários
  • E) O planejamento estratégico de uma empresa depende da missão, da visão, dos objetivos organizacionais e da própria estratégia organizacional. A definição desses elementos-chave é de suma relevância para definir para onde a organização vai direcionar as pessoas no sentido de se comprometerem com os resultados esperados. Nesse aspecto, reside o papel mais relevante da gestão de pessoas, que é fazer com que os colaboradores saibam o real sentido do esforço conjunto para atingir os objetivos organizacionais e, assim, serem beneficiados. O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização.
    O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos indivi­duais dos funcionários.
    Há três tipos de planejamentos para alcançar as metas organizacionais gerais e específicas, e, dessa forma, atingir a visão esperada e cumprir a missão:
    • Estratégico (o que fazer?): oferece definição de objetivos básicos e identificação das necessidades e potencialidades existentes dentro e fora da empresa.
    • Gerencial (como fazer?): reflete os objetivos e orienta os gerentes e os funcionários em direção aos objetivos traçados.
    • Planos operacionais (onde e quando fazer?): relacionam-se aos procedimentos e normas para a execução das tarefas.
    O planejamento estratégico consiste na tomada de decisões antecipadas, levando em conta três filosofias de ação:
    • Filosofia conservadora ou defensiva: voltada para a estabilidade e a manutenção da situação existente. (Manutenção)
    • Filosofia otimizadora ou analítica: voltada para melhorar as práticas vigentes. As decisões visam à obtenção dos melhores resultados possíveis. (Mudança)
    • Filosofia prospectiva ou ofensiva: voltada para as contingências e centrada no futuro da organização. Há uma preocupação em ajustar a empresa às demandas ambientais e preparar-se para o futuro. (Futuro)
    O planejamento estratégico de RH pode ser formulado e desenhado após, isolado ou integralmente, o planejamento estratégico organizacional, ou seja, ele pode ser adaptativo, autônomo ou integrado.
    • Planejamento de RH adaptativo: é feito após a elaboração do planejamento estratégico organizacional.
    • Planejamento de RH autônomo ou isolado: é feito isoladamente pelos especialistas da área, sem nenhuma articulação com o planejamento estratégico organizacional.
    • Planejamento de RH integrado: é feito de forma integrada ao planejamento estratégico organizacional.

     

    Ribas (2014)

  • Intuição foi o que usei para acertar essa questão...

     

    Resposta: Letra E.