SóProvas


ID
2245756
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição do valor de uma empresa é uma tarefa complexa, exigindo uma coerência e rigor conceituais na formulação do modelo de cálculo. Por atender a essas exigências de acordo com a moderna teoria de finanças, quais são os modelos de avaliação de empresas priorizados?

Alternativas
Comentários
  • Como dissemos, o Fluxo de Caixa Descontado é uma ferramenta de cálculo de valor de uma empresa, de um projeto específico ou de um ativo.

    Por meio do Fluxo de caixa descontado, é possível trazer, para o presente – mediante uma taxa de desconto – o fluxo de caixa futuro da sua empresa. Esta taxa de desconto costuma ser composta por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento.

     

  • Estava buscando uma explicação dos principais métodos e encontrei essa explicação abaixo.

    PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

    Avaliação contábil: tem como base o valor do patrimônio líquido no balanço patrimonial.

    Avaliação por liquidação: considera a venda de todos os bens listados no balanço, como imóveis, máquinas e equipamentos, soma-se o dinheiro disponível obtendo-se um resultado, do qual desconta-se todas as dívidas para obter o valor da empresa. Esse método é simples de se calcular, porém limita-se aos imobilizados e não considera outras informações como, por exemplo, a carteira atual de clientes da empresa.

    Avaliação pelo mercado: é o valor da empresa de capital aberto com base no valor das ações no mercado.

    Avaliação por múltiplos: estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Nesse método considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento.

    Avaliação por fluxo de caixa descontado: nesse método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar, ele é bem mais completo que os métodos anteriores (por isso é priorizado em detrimento aos demais), pois melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, etc) o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado, o método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros.  Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as novas regras contábeis (Manual da Contabilidade FIPECAFI, 2010) que prescreve que “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade”.

    Fonte: http://www.valorebrasil.com.br/2014/07/03/conheca-os-metodos-para-a-avaliacao-de-uma-empresa-e-a-importancia-do-valor-para-o-empresario-2/