-
Gabarito: A
- 4 principais barreiras da comunicação nas empresas:
• Sobrecarga de informações - Um dos aspectos a serem analisados é a quantidade de informações que hoje são trocadas dentro e fora das organizações. Como não é possível diminuí-las, investir em tecnologia pode ajudar na tarefa de coleta, tratamento e compartilhamento de informações para que elas não se percam no caminho.
• Distanciamento entre os participantes - A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção. (Barreira a qual a questão se refere)
• Dispersão das informações – Muitas empresas utilizam diversos sistemas de controle de informação. Um para vendas, outro para o marketing, outro para o financeiro, o que pode gerar barreiras que impedem a comunicação e a dispersão das informações.
• Barreiras estruturais e organizacionais - outro obstáculo no fluxo de informações corporativo são as hierarquias rígidas e a departamentalização em acesso (BARTOLOMÉ), que acabam por dificultar o processo de comunicação. A não utilização de canais eficientes pode prejudicar o processo.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/saiba-quais-sao-as-4-principais-barreiras-da-comunicacao-nas-empresas/87446/
-
Gabarito A
Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode se apresentar das seguintes maneiras:
- A mensagem comunicada é recebida apenas em parte.
- A mensagem é distorcida ou mal interpretada.
- A mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/55163/barreiras-a-comunicacao-o-que-e
-
Mais especificamente fala da barreira de Audição Seletiva:as pessoas tendem a ouvir o que querem. Esse fenômeno é bastante comum tanto em organizações como na sociedade em geral.
-
Barreiras à Comunicação
Barreiras causam distorções que atrapalham o processo de comunicação.
Filtragem: Manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja vista favoravelmente pelo recebedor.
Percepção seletiva: Desvio de interpretação, baseado em preconceitos, experiências anteriores, etc.
Excesso de informação: Recepção de mais informações do que podemos captar.
-
LETRA A CORRETA
1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.
2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.
3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.
4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.
5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.
6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).
7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.
-
Inteligência emocional - capacidade de conhecer, controlar e lidar com os próprios sentimentos e emoções, especialmente em situações chave, quando as pessoas estão sob pressão. As definições mais recorrentes de inteligência emocional consideram cinco os parâmetros essenciais que a compõem, sendo eles: a autoconsciência, o controle emocional, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a autoconfiança.
-
“ouvimos o que o outro não disse”
“outros entendem o que não dissemos”
Nestes casos as mensagens foram ouvidas em partes e mal interpretadas, ou seja, houve ruídos na comunicação.
Dizemos que os ruídos são gerados por meio das barreiras à comunicação. Em outras palavras: as barreiras de comunicação são distorções que dificultam o processo de comunicação, isto é, dificultam que a figura mensal percebida pelo receptor seja a mesma daquela descrita pelo emissor.
Portanto, alternativa A é a resposta correta.
Gabarito: A