SóProvas


ID
2249065
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ajuda a identificar e priorizar problemas que aconteceram em cada etapa do projeto mostrando quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada; foca os esforços de melhoria no gerenciamento das atividades e processos dos projetos nas principais causas que produziram a maioria dos problemas ou defeitos. Qual é a ferramenta de Qualidade?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

     

    Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

     

    GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.

     

    As folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso elas evitam comprometer a análise dos dados. É uma das sete ferramentas da qualidade.

     

    O 5W3H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. 

    Fonte: www.google.com

     

     

     

     

  • GABARITO: A

  • Ajuda a identificar e priorizar problemas que aconteceram em cada etapa do projeto mostrando quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada; foca os esforços de melhoria no gerenciamento das atividades e processos dos projetos nas principais causas que produziram a maioria dos problemas ou defeitos.

    O princípio de Pareto, no qual a curva ABC se baseia, indica que poucas causas usualmente concorrem para a maioria dos resultados