No estudo feito por Shenhar, et. al (2001), realizado em mais de 70 empresas e mais de 140 projetos, foram encontradas quatro dimensões para o sucesso. Shenhar e Dvir (2007) atualizaram estas dimensões para cinco, conforme detalhado a seguir e visualizado na tabela 3:
Sucesso direto e nos negócios – reflete o impacto direto e imediato do projeto na organização principal: nível de vendas, receitas, lucros, fluxo de caixa e outras medidas financeiras.
Eficiência do projeto – representa os alcances de curto prazo, se o projeto foi completado de acordo com o plano.
Impacto para o cliente – representa as principais partes interessadas, cuja percepção é crítica para avaliação do sucesso do projeto. Esta dimensão deve claramente especificar como os resultados do projeto melhorarão a vida e os negócios e como as necessidades dos clientes serão atendidas.
Impacto no time – reflete como o projeto afeta o seus membros. Esta dimensão avalia o impacto cumulativo: satisfação do time, moral, lealdade do time com a organização e a retenção depois do projeto finalizado, bem como o investimento indireto da organização no time, seu aprendizado, crescimento e capacidades.
Preparação para o futuro – As empresas estão preocupadas com os resultados de negócio imediatos, como lucratividade e fatia de mercado, mas também com resultados de longo prazo, tais como criar um novo mercado, uma nova linha de produtos, uma nova tecnologia, etc.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_120_783_15309.pdf