SóProvas


ID
224959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

No que diz respeito à Sociedade Anônima, considere as afirmativas abaixo

I - Trata-se de sociedade empresária com capital social dividido em ações, cujos sócios têm, como obrigações sociais, responsabilidade limitada ao preço da emissão das ações que titularizam.

II - O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.

III - As ações, de acordo com o disposto no estatuto social, podem ou não ter valor nominal, que significa o resultado da divisão do capital social pelo número de ações emitidas.

IV - A forma de transferência da ação pode ser nominativa, escritural, endossável e ao portador.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Item I - O CC assim prescreve:

    Art. 1.088. Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.

    Item II - Lei nº 6.404 assim prescreve:

    Art. 7º O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.

    Item III -  Lei nº 6.404:

    Art. 11. O estatuto fixará o número das ações em que se divide o capital social e estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal.

    Item IV - As formas de transferência da ação endossável e ao portador antes previstas pela Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.) foram revogadas pela Lei nº 8.021, de 1990

  • O erro da assertiva IV está na palavra "transferência".

    Pois o correto seria formas de circulação das ações.

    Vale lembrar que esta pegadinha voltou a cair em 2012...
  • A título de complemento do item I, o artigo 1º da Lei 6.404/76 também dispõe sobre o assunto:
    Art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.