-
a) Sujeito no plural: os amigos da infância, verbo também no plural: eram
b) e c) Quando em predicativos pronominais, o sujeito for representado por um dos pronomes: tudo, nada, isto, aquilo ou "coisas", o verbo ser concordará com o predicativo (preferencialmente) ou com o sujeito. Logo o verbo ser nas alternativas b e c estão corretos.
d) Livro: o presente de que ( ou: do qual) todos gostam
e) Sujeito (Nós) concordados com o verbo (lutaremos); Infinitivo (serdes) com sujeito próprio (vós), logo irá concordar com o sujeito: vós
-
No que diz respeito às letras b e c.
Para a concordância do ver SER: Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural (ou vice-versa), a concordância se faz de preferência no PLURAL: “Nossas vidas ERAM uma verdadeira festa". No entanto, se houver o desejo de enfatizar o predicativo, a concordância se fará com ele: "Nossas vidas ERA uma verdeira festa".
Fonte: http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/09/25/concordando-ou-nao-concordancia-com-o-verbo-ser/.
-
Livro: o presente DE que todos gostam.
Quem gosta, gosta DE algo/alguma coisa.
-
Quando há pronome relativo, observa-se o verbo à direita e verifica-se se este exige preposição. Se sim, coloca-se a preposição antes do pronome relativo.
Na letra D, o verbo gostar exige a preposição “de”: Livro: o presente DE que todos gostam. Portanto está incorreta.
Não pode garotear !
-
O PRESENTE DE QUE TODOS GOSTAM
-
LETRA D.
VERBO GOSTAR PEDE A PREPOSIÇÃO DE.
O CORRETO SERIA> Livro: o presente DE que todos gostam.