-
Gabarito Letra B
O Plano Plurianual – PPA é o instrumento legal de planejamento de maior alcance temporal no estabelecimento das prioridades e no direcionamento das ações do governo. [...].
Considerando sua relevância como instrumento de planejamento da ação de governo, o PPA necessita ser formulado, executado, acompanhado e avaliado segundo rígidos critérios que lhe garantam:credibilidade [...], universalidade[...] e vitalidade [...].
Nesse sentido, estimula-se que a formulação do Plano Plurianual seja precedida de um planejamento estratégico, ou, ao menos, que seu processo de formulação seja baseado em metodologias que garantam a prevalência da visão estratégica no conjunto do PPA. Um plano excessivamente operacional pode condená - lo ao fracasso por sua incapacidade de adaptar - se ao comportamento das inúmeras variáveis que compõem o cenário no qual está inserido o governo
fonte: ALBUQUERQUE, Claudiano Manoel; MEDEIROS, Márcio Bastos; SILVA,Paulo Henrique Feijó de.Gestão de finanças públicas. 2ª Edição. Brasília:Editora Gestão Pública, 2008
bons estudos
-
PPA - Planejamento Estratégico
LDO - Tático
LOA - Operacional
Letra B
-
GABARITO: B
No âmbito nacional o PPA representa o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do Governo Federal, embora a missão já esteja definida nas teorias sobre o Estado como "promover o bem-estar da coletividade". O PPA 2012-2015 inovou ao definir de forma clara a visão de futuro, macrodesafios e objetivos, e ao criar programas Temáticos que refletem a agenda de Governo. O PPA 2016-2019 aproximou a orientação estratégica dos Programas Temáticos, demonstrando como a estratégia geral do governo se conecta com os objetivos e metas e permitindo ver as principais diretrizes de governo e sua relação com os Objetivos dos Programas Temáticos. Nesse PPA são os Eixos e as Diretrizes Estratégicas que norteiam a implantação das políticas e a construção dos Programas Temáticos. Com essas inovações iniciadas em 2012, o PPA tornou- se mais estratégico. Assim, o PPA representa o Planejamento Estratégico do Governo Federal, logo, cabe ao PPA declarar as escolhas do governo e indicar os meios para a implementação das políticas públicas e, ainda, orientar a ação do Estado para o alcance dos objetivos pretendidos.