SóProvas


ID
2250553
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um projeto apresenta andar tipo de 24 x 30 m e malha estrutural em concreto armado, composta de laje maciça, vigas e pilares, em uma malha regular de 7 x 7 pilares, (vãos de 5 m e 4 m) considerando-se, no cálculo, uma solução em vigas biapoiadas sucessivas, dispostas em malha ortogonal. No seu desenvolvimento, foram apresentadas propostas de alteração na concepção estrutural, sem repercussão significativa, no caso específico, sobre os usos possíveis e sobre os custos dos demais elementos e sistemas da edificação – vedações, esquadrias, instalações, etc. A primeira proposta consistia em redistribuir os apoios uniformemente ao longo das vigas, criando-se, em uma das direções, balanços estruturais de ¼ do vão entre apoios. A segunda, em dimensionar as vigas como vigas contínuas em lugar de biapoiadas. A variação de momentos fletores máximos obtidos em cada uma das propostas, com suas consequências sobre o dimensionamento de armaduras, atuará, do ponto de vista do impacto sobre os custos da estrutura, no sentido

Alternativas
Comentários
  • Vigas contínuas diminuirão o valor dos momentos máximos, porque serão distribuídos em momentos positivos e negativos comparado a uma viga biapoiada (que só terá momento negativo, consequentemente, maior que o máximo da viga contínua)

     

    O mesmo vale para o balanço no fim da viga, haverá uma distribuição do momento máximo negativo com o momento positivo do balanço. Mas vale ressaltar que há uma proporção máxima para que o balanço reduza o custo, se ele passar do máximo, deixará de ser uma solução com vistas a economia de insumos. 

     

    Essas modificações reduzirão a quantidade de aço, logo reduzirá o custo nas duas opções. Foi uma análise em cima do que vi na faculdade mesmo, se alguém tiver uma referência pra ajudar, agradeço!

    GAB A