Gabarito CERTO
Segundo Maximiano (2007) a cultura é transmitida aos funcionários de diversas maneiras, e as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem.
• Histórias: Referem-se a eventos ocorridos com fundadores de empresas, quebras de regras, sucesso estrondosos, reduções da força de trabalho, recolocações de funcionários, reações a antigos erros, lutas organizacionais. Essas narrativas vinculam o presente com o passado e oferecem explicações e legitimidade para as práticas vigentes.
• Rituais: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização – quais objetivos são mais importantes.
• Símbolos materiais: O tamanho da sede, a elegância do mobiliário, a aparência e vestuário dos executivos, o espaço físico da empresa, o tipo de carro disponível, elevadores, etc.
• Linguagem: Muitas organizações e unidades dentro de organizações utilizam a linguagem como forma de identificação dos membros de sua cultura e subcultura. Ao aprender essa linguagem, os membros demonstram sua aceitação da cultura e, assim fazendo, ajudam a preservá-la.
Fonte: Ribas e salim 2013
bons estudos
CERTO
ELEMENTOS DA CULTURA:
1. Valores – definições a respeito do que é importante para ser atingir o sucesso organizacional, tais como: a importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca, entre outros.
2. Histórias e mitos – são os boatos, anedotas e histórias sobre os donos, fundadores, chefes e dirigentes das organizações, contadas e repetidas entre os membros sobre os eventos e incidentes na vida da organização.
3. Ritos, rituais e cerimônias TORNAM A CULTURA MAIS COESA – são sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, podem ser gritos de guerra, reuniões periódicas, eventos etc.
o rito de passagem: o indivíduo deixa da condição de estranho, para fazer parte do grupo por meio de um evento interno ou externo, que faz o indivíduo se sentir aceito pelo grupo e pela organização;
o rito de reforço e reconhecimento: comemoram os bons resultados com premiações, títulos ou aplausos;
o rito de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo;
o rito de redução de conflitos: são momentos de negociações;
o rito de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;
o rito de degradação: retiram poder, sendo a demissão a mais radical deles.
4. Heróis – personagens que incorporam os valores e condensam a força da organização, cujos feitos são reconhecidos com admiração entre os membros e são compreendidos pelos fundadores como modelos exemplares.
5. Tabus – assuntos ou acontecimentos que não devem ser comentados ou são proibidos, orientando assim o comportamento para o não-permitido nas organizações.
6. Crenças e pressupostos – elementos geralmente usados como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização.
7. Normas – formas de comportamento que se esperam dos indivíduos em cada ocasião, isto é, a forma como cada um, dependendo do seu trabalho e de sua posição hierárquica, deve agir.
8. Símbolos e processo de comunicação – o uso especial de linguagem e outras expressões não-verbais, como: desenhos humorísticos, manifestos, reclamações, cartas etc., para comunicar temas importantes da vida organizacional.