A crioscopia serve, entre outros propósitos, para determinar a MASSA MOLECULAR de compostos.
Esta seria a frase correta da alternativa e)
Para a crioscopia, você adiciona um soluto em um solvente e verifica as diferenças de temperatura de solidificação deste solvente puro e em solução, através da seguinte equação matemática:
θ2- θ = Kc. m1
M1.m2
No qual θ2- θ são, respectivamente as T de solidificação do solvente puro e da solução;
Kc é a constante crioscópica, específica de cada solvente (ex.: para a água é 1,853 K·kg/mol)
m1 e m2 são, respectivamente, as massas do soluto e do solvente (aqui, por se tratar de massa do solvente e não de concentração molar, estamos diretamente relacionados ao conceito de 'molalidade')
M1 é a massa molar do soluto em questão.
Portanto, obtendo todos os dados experimentalmente, podemos obter a massa molecular deste soluto!
Vale ressaltar o conceito de que crioscopia é uma propriedade coligativa que exprime o abaixamento do ponto de solidificação de solventes pela adição de solutos. Por isso na equação encontramos θ2- θ e não o contrário (para obtermos um valor > 0)
D) CORRETA "o aumento do ponto de ebulição é consequência do abaixamento da pressão vapor do solvente quando se adiciona um soluto não volátil."
Vamos levar em consideração (a pressão atmosférica de 1atm) a água, que possui T ebulição = 100°C
Ao adicionarmos um soluto não volátil, a água formará uma rede de solvatação ao redor das moléculas deste soluto, através de interações intermoleculares.
Quais as consequências disto? As moléculas de H2O estarão "ocupadas" solvatando o soluto, portanto menos moléculas se desprenderação da solução para formar as moléculas de vapor (como consequência um abaixamento da P vapor, já que a mesma é a pressão que as moléculas no estado gasos exercem sobre o líquido). Outro ponto é que será necessário um maior fornecimento de energia (em relação à energia fornecida para fazer a água chegar a 100°C) para evaporar toda a água. Essa energia extra é utilizada para romper todas as interações intermoleculares formadas entre soluto e solvente...isso leva a um aumento do ponto de ebulição (no exemplo, >100°C)