SóProvas


ID
2252140
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Propriedades coligativas não são afetadas pela natureza da substância, mas pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos adicionada a um solvente. É correto afirmar então que

Alternativas
Comentários
  • A crioscopia serve, entre outros propósitos, para determinar a MASSA MOLECULAR de compostos.

    Esta seria a frase correta da alternativa e)

    Para a crioscopia, você adiciona um soluto em um solvente e verifica as diferenças de temperatura de solidificação deste solvente puro e em solução, através da seguinte equação matemática:

    θ2- θ = Kc.   m1  

                     M1.m2

    No qual θ2- θ são, respectivamente as T de solidificação do solvente puro e da solução;

    Kc é a constante crioscópica, específica de cada solvente (ex.: para a água é 1,853 K·kg/mol)

    m1 e m2 são, respectivamente, as massas do soluto e do solvente (aqui, por se tratar de massa do solvente e não de concentração molar, estamos diretamente relacionados ao conceito de 'molalidade')

    M1 é a massa molar do soluto em questão.

    Portanto, obtendo todos os dados experimentalmente, podemos obter a massa molecular deste soluto!

    Vale ressaltar o conceito de que crioscopia é uma propriedade coligativa que exprime o abaixamento do ponto de solidificação de solventes pela adição de solutos. Por isso na equação encontramos θ2- θ e não o contrário (para obtermos um valor > 0)

  • D) CORRETA "o aumento do ponto de ebulição é consequência do abaixamento da pressão vapor do solvente quando se adiciona um soluto não volátil."

    Vamos levar em consideração (a pressão atmosférica de 1atm) a água, que possui T ebulição = 100°C

    Ao adicionarmos um soluto não volátil, a água formará uma rede de solvatação ao redor das moléculas deste soluto, através de interações intermoleculares.

    Quais as consequências disto? As moléculas de H2O estarão "ocupadas" solvatando o soluto, portanto menos moléculas se desprenderação da solução para formar as moléculas de vapor (como consequência um abaixamento da P vapor, já que a mesma é a pressão que as moléculas no estado gasos exercem sobre o líquido). Outro ponto é que será necessário um maior fornecimento de energia (em relação à energia fornecida para fazer a água chegar a 100°C) para evaporar toda a água. Essa energia extra é utilizada para romper todas as interações intermoleculares formadas entre soluto e solvente...isso leva a um aumento do ponto de ebulição (no exemplo, >100°C)