Os agentes oxidantes mais utilizados são: ozônio, peróxido de hidrogênio e “chlorines”.
Advecção - O transporte da substância se dá através do FLUXO do fluido no qual a mesma está dissolvida. Se esta substância for inerte, o transporte se dá à velocidade média do solvente e na direção das linhas de fluxo.
Dispersão - É a combinação de dois mecanismos: 1)Difusão molecular Decorre de gradientes de concentração do contaminante no domínio do fluxo. A substância tende a migrar das regiões de maior concentração para as de menor concentração. Este processo independe da velocidade do fluido, porém é influenciado pela turbulência (mistura mecânica). Dispersão hidrodinâmica Diferença de velocidade de fluxo nos canais (vazios) do solo faz com que a solução se disperse. É de difícil quantificação.
Entre os microrganismos com capacidade para remover os metais pesados, destacam-se os fungos Rhizopus arrhizus, Absidia orchidis, Aspergillus niger, Penicillium nonatum, Penicillium chrysogenum e Saccharomyces cerevisiae, pois apresentam um bom potencial de remoção de metais como urânio, tório, chumbo, ouro, cobre e cádmio (VOLESKY; HOLAN 1995; KAPOOR; VIRARAGHAVAN, 1995). A levedura Saccharomyces cerevisiae é um dos microrganismos que podem ser utilizados no processo de biossorção, pois possui grande capacidade de retirar metais pesados da água (DEL RIO, 2004). Devido a tal capacidade, ela pode ser usada como bioacumulador desses metais, sendo uma ótima alternativa para a descontaminação ambiental (BASÍLIO et al., 2005).