SóProvas


ID
2253742
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Farmácias que fazem pagamento de comissões a médicos

   Em 2010 foram divulgados casos de médicos que recebiam comissões pela indicação de farmácias a seus pacientes. Para evitar problemas, no momento de procurar uma farmácia de manipulação com a receita em mãos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou em uma reportagem que o consumidor precisa ter a sua liberdade respeitada. O objetivo é evitar a criação de um vínculo comercial entre médicos e farmácias.

   De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, farmacêuticos que oferecem comissões a médicos para indicarem suas farmácias podem ser punidos.

    “Nosso código de ética previne que acumpliciar-se com outras profissões poderá dar em até um ano de suspensão dos direitos profissionais ou até a cassação de direitos”, explica Jaldo Santos, do Conselho Federal de Farmácia. “Entendemos que para o conselho é uma falta gravíssima o médico participar de uma fraude dessas”, afirma Desiré Callegari. “Isso é caso de polícia. Os pacientes estão sendo roubados e o médico está ajudando a roubá-los. Isso é prostituição da medicina”, lembra Djalma. “A escolha é um direito do consumidor. Se ele não conhece nenhuma farmácia de manipulação, deve solicitar ao médico a indicação de pelo menos três estabelecimentos. Indicar apenas um não é ético”.

   “________, o paciente não deve permitir que sua receita seja enviada do consultório direto para a farmácia”, alerta a presidente regional da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dagmar Terezinha Kessler.

   Uma das dicas para reconhecer estabelecimentos confiáveis é verificar se os documentos fornecidos pela Anvisa, pelo CRF e pela vigilância sanitária local estão expostos aos clientes e dentro do prazo de validade. “O certificado de regularidade perante o Conselho Regional mostra o horário de funcionamento da farmácia e diz quem é seu responsável técnico; a licença sanitária municipal e a autorização de funcionamento liberada pela Anvisa são documentos renovados anualmente”, informou Dagmar.

http://www.hnetsistemas.com.br/...- adaptado 

O sublinhado em “Estamos fazendo planos para o próximo ano.” classifica-se sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • FAZENDO - VERBO TRANSITIVO DIRETO

  • A locução verbal "estamos fazendo" está formada por dois verbos que se unem e desempenham na frase o valor equivalente ao de um único verbo. É transitivo pq o verbo fazendo pede complemento. É direto pq o complemento não é precedido por uma preposição.
  • QUEM FAZ, FAZ ALGO, VTD

  • GABARITO C

     

    “Estamos fazendo planos para o próximo ano.”

    Quem faz, FAZ alguma coisa. (planos para o próximo ano) 

     

    Logo, Verbo transitivo direto (sem preposição)

  • Correta, C

    A - Errada - o sujeito não é indeterminado, mas sim oculto: “(NÓS) Estamos fazendo planos para o próximo ano.

    B - Errada - O verbo "FAZER", no contexto, é classificado como Transitivo Direto, sendo o objeto direto a expressão "planos para o próximo ano".

    Quem FAZ, FAZ alguma COISA: planos para o próximo ano...

    D - Errada - vide comentário letra "B".