SóProvas


ID
225391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O departamento de serviços gerais da Maximaenergia estabeleceu três níveis de prioridades, A, B e C, para solucionar serviços emergenciais na matriz da Organização, localizada em um edifício de 45 andares, tendo quatro elevadores de acesso. O nível A corresponde à prioridade absoluta para solução do problema por trazer sérios prejuízos aos serviços oferecidos. O nível B corresponde à prioridade relativa para solucionar um problema, gera reclamações, mas pode ser solucionado em um tempo maior que o nível A. O nível C corresponde à prioridade reduzida no qual o tempo de solução do problema pode ser postergado. Suponha que, em um determinado dia, foram registradas as seguintes Ordens de Serviço:

OS1 - A lâmpada do botão de descida do 2o andar não está funcionando.
OS2 - Três dos elevadores estão quebrados.
OS3 - O botão de subida do 44º andar está quebrado.
OS4 - Dois elevadores estão em manutenção.
OS5 - Um elevador vazio parou entre os andares.

A sequência de priorização para solução dos problemas é:

Alternativas
Comentários
  •  b) OS2 - OS4 - OS5 - OS1 - OS3.

    *Não tem como uma empresa ficar com tres elevadores quebrados.

    *Não tem como a empresa ficar com dois elevadores em manutenção

    *Um elevador vazio parado é um desperdicio

    *A lampada poderá ser consertada, mas não é uma prioridade.

    *O botão do 44 andar está quebrado, mas quem trabalaha lá que vá até o 43 e suba um andar de escada.

  • Questão tranquila, mas é mais de lógica do que de administração de materiais. E na minha opinião não dá pra fazer hieraquização de prioridade entre OS1 E OS3; e se fosse pra fazer, acho que OS3 deveria ter prioridade maior.
  • Tanto quanto subjetivo.
    Acredito que na pratica a solução seria identificar qual item levaria mais tempo para resolver.
    À exemplo, se o elevador vazio parado entre andares, fosse tecnicamente mais rapido para resolver, o atendimento deveria ser priorizado para este, no intuito de contar com um elevador, enquanto os outros pelo que aparenta necessitam maior tempo para conserto.
    Não concordo com a questão.
  • É tudo uma questão de urgência. Questão objetiva, então devemos pensar em quanto prejuízo e trasntorno causam cada um dos problemas. Até o OS5 tava tudo bem, mas pra mim o OS1 é o menos importante no sentido funcional, pois é a LÂMPADA do botão de descida do 2º andar, ou seja, a galera aperta, a porta fecha e o elevador desce, só não acende a luz do botão. O OS3 é o botão mesmo, ou seja, a galera aperta o botão e a porta nem fecha. Porém, a questão considerou que os andares são mais importantes, e que o pessoal do 44º que quer subir ao 45º andar é um pessoal insignificante e que o pessoal que desce do 2º pro 1º, ou seja, TODOS os que estão no 2º descerão pro primeiro e vão achar escroto a luz não acender, mesmo que o elevador funcione. Questão mal formulada(objetiva e subjetiva), mas que só precisa da análise das três providências mais importantes a serem tomadas. Melhor um elevador parado, do que dois parados. Dois elevadores em manutenção(e são metade dos elevadores), já estão sendo consertados, um elevador parado(apenas um quarto dos elevadores), ainda é preciso chamar a manutenção, ou seja, vai demorar demais pra solucionar esse problema, então deixa pra depois dos problemas maiores.
  • Se num mesmo dia foi relatado que 3 elevadores estavam quebrados e 1 estava parado, é sinal de que os 4 elevadores estavam inoperantes. Dessa forma, vejo que a maior prioridade seria resolver o elevador parado, o que é relativamente mais rápido... Também penso que o número do andar 44 estar quebrado não seja a última prioridade, por causa da acessibilidade. Não julgo que esta seja uma boa questão...
  • Alternativa:B.
    Só discordo das últimas duas, acho que o botão de subida do 44° andar é mais importante consertar em relação a lâmpada do botão de descida do 2° andar, e ainda que o botão do 2° andar estivesse quebrado, seria menos prioritário pois é mais fácil descer de escadaria para quem esta no 2° do que quem esta no 44° andar.

  • Lilian, quando li o seu comentário até concordei , mas depois que li o comentário do Eduardo e conclui:

    O fato da lâmpada do botão de descida do 2o andar não está funcionando é um pouco mais importante do que o botão de subida do 44º andar estar quebrado, pois no primeiro são dois andares para descer e no segundo caso se a pessoa não pode subir até o 44º andar pelo fato do botão estar quebrado, a pessoa vai de elevador até o 43º e sobe um andar só de escada para o 44º. Espero ter ajudado.

  • RECLASSIFICAR PARA RACIOCÍNIO LÓGICO.

  • OS1 - A lâmpada do botão de descida do 2o andar não está funcionando.

    OS3 - O botão de subida do 44º andar está quebrado.

    Eduardo. Por que o seu raciocínio ("ir até o 43º andar e subir 1 lance de escada" ou ir até o 45º andar - o prédio tem 45 andares - e descer 1 lance de escada) não vale para o 2ª andar (ir até o 1º andar e subir 1 lance de escada ou ir até o 3º andar e descer 1 lance de escada)?

  • A sequência de priorização para solução dos problemas é A QUE O DIRETOR DA EMPRESA DEFINIR, DE ACORDO COM SEU JUÍZO DISCRICIONÁRIO.

    Logo você Cesgranrio...costumava te respeitar

  • Eu discordo do gabarito.

    Para mim, o botão do 44 é mais importante do que o segundo andar, mas eu poderia considerá-los de igual importância, visto que todos os dois andares podem subir  ou descer um lance para tomar o elevador em outro andar.