SóProvas


ID
2254252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às funções do Estado como regulador da atividade econômica e produtor de bens e serviços, julgue o seguinte item.

A teoria da captura critica a utilização da regulação como forma de intervenção governamental, na medida em que a regulação seria originária de demandas do regulado ou seria utilizada de acordo com os interesses do setor que se pretende regular.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    A captura do regulador é uma forma de corrupção política que ocorre quando uma agência reguladora, criada para agir de acordo com o interesse público, age em benefício de interesses comerciais ou políticos de específicos grupos de interesse que dominam a indústria ou o setor daquela agência reguladora. A captura do regulador é uma forma de falha do Estado; ela cria uma brecha para firmas ou grupos políticos atuarem de maneiras prejudiciais ao público, ou seja, produzindo externalidades negativas.

  • A captura é algo de fácil visualização. Para Justen Filho (2002, p. 369-370) “ocorre quando a agência perde sua condição de autoridade comprometida com a realização do interesse coletivo e passa a reproduzir atos destinados a legitimar a consecução de interesses privados dos segmentos regulados”.

    Segundo Hernández (2012) “o fenômeno da captura das agências reguladoras consiste na situação pela qual a agência reguladora passar a servir de instrumento para viabilizar e legitimar a consecução de interesses privados dos segmentos regulados.”.

    A captura pode se apresentar de duas formas. Pode ser econômica, que é quando acontece pelo setor privado. Nesse caso, as empresas que prestam os serviços regulados, aproveitam-se do seu poder no cenário econômico e interferem na atividade da agência reguladora, comprometendo a independência destas e a efetiva atividade regulatória.

    De outro lado, se tem a captura política, onde o interesse que prevalece é advém do próprio setor público. No entanto, não para beneficiar o interesse dos cidadãos, mas é prol de interesses políticos de agente públicos.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/63727/a-teoria-da-captura-e-a-necessidade-de-independencia-das-agencias-reguladoras-no-brasil

  • Rent-seeking

  • É isso! Essa é a ideia central da Teoria da Captura.

    Trata-se de uma teoria de George Joseph Stigler, um economista norte-americano que desenvolveu seu trabalho sobre regulação em meados do século XX.

    Para Stigler a regulação é consequência da maximização dos benefícios de dois grupos de interesses bem especificados:

    - o regulado, que demanda a regulação justamente para se proteger da concorrência e;

    - o regulador, que atende a esta demanda em troca de apoio político.

    Resulta dessa combinação um equilíbrio distante do interesse público, criando-se uma espécie de comércio regulatório.

     

    Resposta: C