-
Gabarito: Certo
Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Ambos constituem o "resultado primário".
O resultado primário é importante porque indica, segundo o Banco Central, a consistência entre as metas de política macroeconômicas e a sustentabilidade da dívida, ou seja, da capacidade do governo de honrar seus compromissos. A formação de superávit primário serve para garantir recursos para pagar os juros da dívida pública e reduzir o endividamento do governo no médio e longo prazos.
Fonte: Agência Senado
Um déficit da previdência significaria que os gastos do sistema previdenciário são maiores do que sua arrecadação, de forma que o pagamento dos benefícios estaria criando um rombo nos cofres públicos. Por outro lado, um superávit significaria que o valor arrecadado pela previdência social é maior do que o valor gasto com ela.
Para determinar se há ou não um déficit da previdência, portanto, é preciso observar o cálculo: valores arrecadados – valores pagos. Se esse cálculo tiver um resultado negativo, há um déficit.
Por essa razão, é de suma importância observar quais são os valores contabilizados como arrecadação e quais valores entram na soma dos gastos. Esse é o cerne do questionamento do caráter deficitário da previdência.
Fonte: Politize
-
Faz sim, claro!
O INSS (regime geral) e os regimes próprios de previdência compõem o resultado fiscal.
Como não se tratam de despesas com juros, claro que fazem parte do cálculo do resultado primário.
Resposta: C
-
GABARITO: CERTO
Todas as despesas, exceto as despesas de juros, correção monetária e cambial, fazem parte do
resultado primário, portanto, déficit da previdência oficial faz parte do cálculo do superávit primário.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Nada obstante, todavia, contudo, o Cespe já considerou certa a seguinte assertiva:
CESPE/2012/Banco da Amazônia
As receitas e as despesas da previdência social não são incluídas no cálculo dos saldos primários das contas do governo.
Gabarito: certo
-
Fiquei pensando se a redação da questão não teria um erro.
Questão: O déficit da previdência oficial faz parte do cálculo do superávit primário.
Salvo engano, superávit e déficit primários são resultados primários. Entendi que no lugar de superávit seria resultado primário.