SóProvas


ID
225577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para cuidar do equilíbrio interno dos salários de sua empresa, João optou pelo método de avaliação de cargos por escalonamento. Seu chefe considerou o método rudimentar, mas ele justificou a sua escolha argumentando que esse método

Alternativas
Comentários
  • Método do Escalonamento (Job Ranking)
    É também denominado método da comparação simples e consiste em se dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo a cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referencia. Trate-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos, pois a comparação entre os cargos é global e sintética, sem considerar nenhuma analise ou decomposição. Assim, a comparação tende a ser superficial.
  • Letra: B

    Métodos de Avaliação de Cargos

    a. Escalonamento (Job Ranking): dispõe os cargos em uma relação (crescente/decrescente), de acordo com determinado critério de comparação. Método simples e rudimentar, não exigindo muitos detalhes na análise.

    b. Categorias Predeterminadas (Job Classification): variação do método de escalonamento. Realiza a divisão em conjunto de cargos com características comuns, para posterior aplicação do escalonamento simples.

    c. Comparação de Fatores: compara os cargos por meio de fatores de avaliação, tais como: requisitos mentais, habilidades requiridas, requisitos físicos, responsabilidades e condições de trabalho.

    d. Avaliação por pontos: mais completo e o mais utilizado pelas empresas. Compara-se os cargos quantitativamente, por meio de fatores de avaliação. Para tanto, pontos são atribuídos para cada elemento do cargo. Classificação é feita de modo decrescente, após a soma da pontuação.

  • Qual livro posso encontrar esse conteúdo? 

  • No livro "Gestão de Pessoas" de Chiavenato, Luiz Eduardo!

  • Alternativa um tanto estranha. Ser fácil de ser compreendido é algo subjetivo. Se estiver tentando explicar isso a um grupo de trabalhadores que não tem conhecimento básico de matemática, vai ser bem difícil.