SóProvas


ID
2255809
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo orçamentário em empresas de grande porte costuma ter início no 2º semestre do ano anterior ao ano a ser orçado. Mais de uma abordagem metodológica existe desenvolvida por especialistas e pesquisadores, sendo a abordagem orçamentária conhecida como “Beyond Budgeting” uma das mais recentes. Tal abordagem:

Alternativas
Comentários
  • Orçamento Beyond Budgeting – características:

     

    No Beyond Budgeting as metas, além de não serem fixas, são estabelecidas através de benchmarks externos ou internos (quando o valor é baseado no melhor desempenho entre as diferentes unidades operacionais de uma mesma empresa).

    Outro ponto defendido pelo Beyond Budgeting é a autonomia do gestor para a tomada de decisão e para o alcance dos resultados, balanceando os indicadores operacionais, de eficiência e de gastos. A ideia é que esta autonomia se traduza em ganho de velocidade para a empresa.

    As empresas que adotaram o Beyond Budgeting eliminaram o ciclo orçamentário, mas não o processo de planejamento e execução estratégica, geralmente feito através do Balanced Scorecard.

     

    fonte:https://www.siteware.com.br/projetos/orcamento-beyond-budgeting/

  • Gabarito: C "se distancia da abordagem orçamentária tradicional, pois gera confiança no fornecimento de recursos quando necessários;"

  • Acertei a questão pela lógica, mas tenho cinco anos de faculdade de Administração, mais cinco anos estudando para concursos, e nunca ouvi falar desse termo "Beyond Budgeting". Tá osso hein.

  • O  Beyond Budgeting tem como proposta gerar uma gestão descentralizada, ou seja, tanto o planejamento quanto o comprometimento passam a ser de responsabilidade dos gestores dos níveis operacionais. Por conseguinte, as metas e objetivos não são derivadas de métricas financeiras de resultado, mas sim negociadas com os gestores de operação com base em indicadores flexíveis comparativamente ao mercado.