SóProvas


ID
2255815
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise da estratégia empresarial é fundamental para avaliação do sucesso de um projeto. A estratégia pode ser definida como planos da alta direção para atingir os resultados desejados pela organização a partir de sua missão e valores. Contudo, esses planos da alta direção, que representam a estratégia deliberada, são normalmente mediados na empresa por estratégias emergentes que surgem de outras áreas. Para o autor Henry Mintzberg, a empresa deve proporcionar condições para que as estratégias emergentes possam também ser apreendidas. Para Mintzberg, a estratégia definida como plano é, na prática, utilizada de outras maneiras pelas empresas. Dessa forma, segundo Mintzberg, é correto afirmar que a estratégia é também:

Alternativas
Comentários
  • Definições de Estratégia – 5 P’s da Estratégia (Mintzberg)

    Padrão: corrente de ações, ou seja, uma consistência no comportamento pretendido ou não.

    Pretexto: manobra específica (truque ou artifício) para superar o oponente ou concorrente.

     

  • GABARITO: LETRA A

    De acordo com Mintzberg a estratégia deve ser vista como um processo complexo, pois somente assim ela agregará vantagem competitiva à organização. É por esse motivo que a estratégia deve ser vista por cinco vieses fundamentais, os chamados 5Ps. São eles: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. 

      

    A ESTRATÉGIA COMO UM PLANO

    A estratégia é vista como um plano, uma vez que as ações desenvolvidas são previamente pensadas antes de serem colocadas em prática. Além disso, são feitas de forma consciente e não por impulsos. São exemplos desse tipo de estratégia os planos de guerra na área militar, esquemas feitos por técnicos de times de futebol nas partidas, uma ação de marketing no meio empresarial, etc.

         

    A ESTRATÉGIA COMO UM PRETEXTO

    A estratégia é usada como pretexto para enganar um concorrente ou competidor. É o famoso blefe, muitas vezes utilizados em jogos de cartas, como o pôquer. No meio empresarial, esse tipo de estratégia é utilizada quando se quer que a concorrência pense que você fará algo na sua empresa, mas na realidade você está pensando em fazer outra atividade.

        

    A ESTRATÉGIA COMO UM PADRÃO

    A estratégia padrão é aquela que surge durante o planejamento estratégico e segue sendo realizada pelas empresas de forma padrão, ou seja, sem grandes alterações ao longo do passar dos anos. Esse tipo de estratégia pode ser classificada ainda como deliberativa, quando parte dos líderes para os liderados e emergente, quando é utilizada para resolver uma questão que precisa ser solucionada imediatamente.

         

    A ESTRATÉGIA COMO UMA POSIÇÃO

    A estratégia, nessa perspectiva, é vista como uma maneira de posicionar recursos para apresentar maiores chances de derrotar um inimigo ou um concorrente. No meio empresarial, também podemos classificar como estratégia de posição, a forma com que a organização se relaciona com os seus públicos e o branding de um modo geral.

          

    A ESTRATÉGIA COMO PERPECTIVA

    Ao traçar uma estratégia com perspectiva, deve-se ter uma visão geral dos sentimentos humanos das pessoas envolvidas no planejamento. Ela tem um conceito abstrato e trabalha muito com a intuição. Em uma empresa, por exemplo, as estratégias são definidas a partir dos conhecimentos e visão de mundo do conjunto de pessoas que fazem parte da alta cúpula administrativa da organização.

          

    Conhecer a classificação das estratégias proposta por Mintzberg é muito importante para que as empresas saibam como se posicionar em cada situação, tendo assim um planejamento estratégico eficaz e bem alinhado, o que acarreta no cumprimento das metas estabelecidas.

    Você já conhecia os 5Ps da estratégia? Vai começar a pensar neles quando for fazer uma prova de concurso pela Banca FGV.

       

    Temos GRUPOS de estudos, entre em nosso FACABOOK: https://www.facebook.com/Senado2019

    Abraços,

    LUIZ CLAUDIO (LCRapostilas@gmail.com)

     

     

     

  • Segunda vez que erro. Segunda vez que não cosigo entender o que a questao de fato quer saber.

    • Mintzberg escreveu em 1987 o artigo Five P’s for Strategy (Cinco P’s para Estratégia). Os P’s são:
    • Plan (Plano) • É o conceito mais comumente relacionado à estratégia. A estratégia é um plano abrangente e integrado, desenvolvido conscientemente e intencionalmente, com a finalidade de assegurar que os objetivos básicos do empreendimento sejam alcançados.
    • Ploy (Pretexto, Manobra) • É uma tática que visa enfraquecer oponentes, como um blefe. Pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem falsa (ou não) aos concorrentes. Ex: divulgar a intenção de ampliar uma fábrica para desencorajar concorrentes a entrarem no mercado (e não necessariamente ampliar a fábrica).
    • Position (Posição) • É uma forma de localizar a empresa no seu meio ambiente, melhorando sua posição competitiva. Nessa concepção, a estratégia permite definir o local/nicho (dentro do ambiente mais amplo) onde a empresa vai concentrar os seus recursos, visando manter ou melhorar sua posição.
    • Perspective (Perspectiva) • Se estabelece dentro da organização, na verdade está dentro das cabeças dos estrategistas, coletivamente. Procura nas lideranças internas da organização mecanismos para formular estratégias, baseando-as no modelo de entendimento do mundo que cerca a empresa.
    • Pattern (Padrão) • Quando um determinada de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-la ao comportamento. Em outras palavras, com o tempo, algumas ações bem sucedidas formam um padrão de atuação, uma constância de comportamento que se torna a estratégia. Ex: quando Henry Ford fabricava seus carros modelo T somente na cor preta