SóProvas


ID
225589
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um programa de salários deve levar em consideração o pacote de benefícios que compõe a contraprestação final do trabalho do empregado. Nessa perspectiva, os planos de benefícios sociais visam à (ao)

Alternativas
Comentários
  •  Quase sempre, os objetivos básicos dos planos de benefícios sociais são:

    · Melhoria de qualidade de vida dos colaboradores;

    · Melhoria do clima organizacional;

    · Redução da rotação de pessoal e do absenteísmo;

    · Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos;

    · Aumento de produtividade em geral.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-remuneracao-e-os-beneficios-sociais/48101/

    Pelo visto varias questões estariam certas.

  •  resposta 'c'

    a) errada
    não aumenta a rotatividade

    b) errada
    nem sempre relacionado a dinheiro

    d) errada
    nada a ver com maximizar o custo unitário de trabalho

    e) errada
    nada a ver com expectativa de equidade de remuneração
  • Bom, vale lembrar em primeiro momento que a remuneração e benefícios são constituídas de três componentes principais, que formam a Remuneração Total:
    • Remuneração Básica: Salário mensal
    • Incentivos Salariais: Bônus, PPR, etc.
    • Benefícios: Seguro de Vida, Seguro Saúde, Refeições, etc.
    Indo para as Opções, temos:

    a) Até a parte referente a melhora do clima organizacional, e a elevação da moral dos empregados, estaria certo, pois os benefícios tendem a propiciar entre outras coisas, a melhora do clima com refeições em conjunto, confraternizações, ambientes em que ocorra interatividade entre os colaboradores. Mas em nenhum momento os benefícios aumentam a rotatividade e o absenteísmo.

    b) A melhora da qualidade de vida dos empregados. Realmente, os benefícios tendem a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, mas o quesito acaba por errar em relação "as conveniências avaliáveis em dinheiro", visto que os benefícios eles são não-financeiros.

    c) De posse dos argumentos sobre a melhora do clima organizacional na letra A, e da qualidade de vida na letra B, fica correta a opção

    d) Toda empresa procura maximizar seus lucros, diminuindo ao máximo os seus custos. Neste quesito, fica errado a parte de "maximização do custo unitário de trabalho". Lembro também que o aumento da facilidade na atração e na manutenção de RH é verdade, lembrando a parte de Recrutamento e Seleção de Chiavenato, onde um dos critérios de aumentar ou diminuir os benefícios, salários, etc, está quando há muito MRH (muitos candidatos) ou pouco MRH (poucos candidatos), como também muito MT (muitas vagas) e pouco MT (poucas vagas).

    e) Esse quesito foi o que me deixou mais em dúvida, e descartei esta opção simplesmente pela palavra "equidade".  Equidade diz respeito a equiparação, algo comparável. Dificilmente as relações de trabalho teram equidade entre os participantes. 

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!
  • A compensação financeira direta consiste no pagamento que o colaborador recebe, seja em forma de salários, bônus, prêmios seja comissões. Na compensação financeira direta, o elemento mais importante é o salário. Já a compensação financeira indiretacaracteriza-se pelo salário indireto, proveniente das cláusulas de convenções coletivas, do plano de benefícios e serviços sociais. As principais formas de compensação indireta são: 

    férias, gratificações, gorjetas, adicionais de (periculosidade, insalubridade, adicional noturno), participação nos resultados, bem como o correspondente dos serviços e benefícios, como, alimentação, transporte, seguro de vida. 

    O nome de compensação é atribuído ao sistema de incentivos e recompensas que a organização estabelece para remunerar e recompensar as pessoas que nela trabalham. A compensação é provavelmente a principal razão pela qual as pessoas buscam um emprego, pois esta oportuniza uma relação de intercâmbio entre organização e pessoas. (CHIAVENATO, 2004, p. 299).  

     A compensação é utilizada pelas empresas como uma forma de reter seus talentos, reduzir a rotatividade e diminuir o absenteísmo. O sistema de compensação deve abranger vários aspectos, a fim de manter motivados os colaboradores, proporcionando-lhes, satisfação por permanecer na organização, e contribuir com seu crescimento.

    http://ojs.fsg.br/index.php/globalacademica/article/viewFile/69/70

  • O comentário de Walter Prestes foi perfeito.