SóProvas


ID
225592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A pesquisa de salários é fundamental na administração da remuneração, pois é por meio desse instrumento que o administrador poderá comparar e/ou acompanhar o posicionamento dos seus salários e benefícios com aqueles estabelecidos pelo mercado. Há diversas formas de se obter uma pesquisa salarial. Considerando a realização de uma pesquisa salarial confiável que utilize uma metodologia voltada aos interesses da empresa, analise as estratégias de pesquisa a seguir.

I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamados cargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, ao mesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial da organização.

II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, no mercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem ser selecionadas em função de sua região geoeconômica.

III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticas salariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado.

IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informações gerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa de política de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relação de cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa.

Tendo em vista as finalidades expostas, estão corretas APENAS as
estratégias de pesquisa

Alternativas
Comentários
  • Para não precisar trocar informações com todas as empresas do mercado, torna-se necessário selecionar as empresas amostrais. Os critérios para seleção das empresas amostrais são:
    1 Localização geográfica - empresas que operam na mesma área territorial da organização.
    2. Ramo de atividade - empresas que atuam no mesmo ramo de negócio da organização.
    3. Tamanho - ou seja, empresas do mesmo tamanho ou características da organização.
    4. Política salarial - ou seja, empresas cuja política salarial (mais ousada ou mais conservadora) seja interessante para a organização.
    Idalberto Chiavenato - Gestão de Pessoas, Página 302

  • I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamadoscargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, aomesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial daorganização.
    Correta. É o que disse o comentário da Aline Reinaldo Dias, citando o Chiavenato.

    II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, nomercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem serselecionadas em função de sua região geoeconômica.
    Esse número parece escolhido  aleatoriamente, pode-se focar em uma amostragem maior ou menor.

    III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticassalariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado.
    Focar as que pagam acima da média é distorcer a pesquisa.
    IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informaçõesgerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa depolítica de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relaçãode cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa.

    Correta.