SóProvas


ID
2255974
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a década de 1930, “foi assim, com uma política de aproximações alternadas e simultâneas dos Estados Unidos e Alemanha [...] que o Brasil seguiu na sua busca por autonomia procurando tirar proveito da disputa entre os dois países”.

PINHEIRO, Letícia. Política Externa Brasileira (1889-2002). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 23-24

O elemento que definiu a alteração desse posicionamento da política externa brasileira foi a

Alternativas
Comentários
  • Após o ataque a Pear Harbor, os países que celebraram o Tratado Interamericano de Assistência Recipocra entraram na Guerra do lado Aliado, por consequência rompendo politicas externas com os países do Eixo. 

     

  • Após o ataque a Pear Harbor, os países que celebraram o Tratado Interamericano de Assistência Recipocra entraram na Guerra do lado Aliado, por consequência rompendo politicas externas com os países do Eixo. Complementando: Daqui em diante a pressão dos Aliados (USA) sobre o governo brasileiro foi ficando mais intenso principalmente com o que diz respeito ao comercio com o EIXO.

  • Que questão mais sem sentido. O enunciado se refere ao governo de Vargas, e como a questão perguntou sobre o que rompeu essa aliança do Brasil para com o EUA e a Alemanha, é mais virtuoso dizer que foi após o ataque alemão contra 6 navios cargueiros, fato esse que mudou o rumo da história, colocando o Brasil na Segunda Grande Guerra, ao lado dos Aliados.