SóProvas


ID
2255977
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o Congresso e desfechou-se o golpe. Era o começo da ditadura do Estado Novo. Acerca do Estado Novo, considere as afirmativas seguintes:

I. O Estado Novo, do ponto de vista socioeconômico, representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial em torno da promoção da industrialização do país sem grandes transformações sociais.

II. A Constituição brasileira de 1937 legalizou a censura prévia aos meios de comunicação. A imprensa, através de legislação especial, foi investida da função de caráter público, tornandose instrumento do Estado e veículo oficial da ideologia estado-novista.

III. A política econômica vigente durante o Estado Novo adotou metas referentes à infraestrutura nas áreas energética e de transportes, à produção de insumos básicos e à indústria automobilística.

IV. No início da década de 1940, ganhou consistência a política trabalhista do Estado Novo com a aprovação de legislação social que ampliou de forma significativa os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. 

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Sem grandes mudanças sociais?

  • questão que baStava tão somente saber que vargas so beneficiou os trabalhadores urbanos.dai vc elemina 3 alternativas lhe restando apenas a letra C

  • Boa Brenda,   não da pra entender que a banca coloca questões consideradas certas, em certos contextos na historicidade que é absurda a afirmação!

    No contexto , teve ggrandes mudanças,mas segundo alguns historiadores nao profundamente no campo social.

     

  • Que banca péssima.

  • A meu ver > Gabarito errado!

    I. O Estado Novo, do ponto de vista socioeconômico, representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial em torno da promoção da industrialização do país sem grandes transformações sociais(serio?) Mais industrias + empregos+escolas+bairros nas proximidades, se isso não transforma vou virar um power ranges.

    II. A Constituição brasileira de 1937 legalizou a censura prévia aos meios de comunicação. A imprensa, através de legislação especial, foi investida da função de caráter público, tornandose instrumento do Estado e veículo oficial da ideologia estado-novista.

    III- Uma das principais características da Era Vargas (1930-1945) foi a promoção de transformações estruturais no setor econômico, com o investimento em indústrias de base, como a siderúrgica, a metalúrgica e o setor de energias. Como medida político-social para acompanhar essa característica no âmbito econômico.

    IV- CLT (Consolidação das Leisde Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943

  • Qual é o erro da assertiva IV??

  • o erro da assertiva IV é trabalhadores rurais, os direitos trabalhistas beneficiaram apenas trabalhadores urbanos.

  • Para estudantes sérios, ignorem essa questão. (Ta com cara de prova fraudada).

  • Meu, só a II está correta...

  • Explicar meu entendimento como historiador o item I: "promoção da industrialização do país sem grandes transformações sociais": Antes da Revolução de 1930, a burguesia industrial, através do partido PSD, estava começando a se aliar com os comunistas sindicalistas pois, como sabem, os comunistas pregam uma revolução burguesa antes de uma revolução comunista. Tal discurso, agradava algumas alas da burguesia. Contudo, essa aliança durou pouco e, em 1930, a burguesia viu em Vargas alguém que pudesse lhe dar poder político e, ao mesmo tempo, tirar os latifundiários do poder e abafar os comunistas e sindicalistas. A frase do governador de Minas Gerais Antônio Carlos de Andrada resume bem essa época: "Façamos a revolução antes que o povo o faça." Assim, o item está correto, pois Vargas industrializou o Brasil sem uma ruptura revolucionária nas bases sociais.

  • NADA VER ESSE GABARITO INFELIZ.

  • I. O Estado Novo, do ponto de vista socioeconômico, representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial em torno da promoção da industrialização do país sem grandes transformações sociais.C

    II. A Constituição brasileira de 1937 legalizou a censura prévia aos meios de comunicação. A imprensa, através de legislação especial, foi investida da função de caráter público, tornandose instrumento do Estado e veículo oficial da ideologia estado-novista.C

    III. A política econômica vigente durante o Estado Novo adotou metas referentes à infraestrutura nas áreas energética e de transportes, à produção de insumos básicos e à indústria automobilística. > GOVERNO DO JK

    IV. No início da década de 1940, ganhou consistência a política trabalhista do Estado Novo com a aprovação de legislação social que ampliou de forma significativa os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. 

    Mudança para trabalhadores urbanos.