SóProvas


ID
2256943
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o negócio jurídico após analisar os itens a seguir e considerar as normas da Lei Federal nº 10.406, de 10/01/2002 (Código Civil).

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: D.

     

    A) INCORRETA:  Art. 121, CC. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

     

    B) INCORRETA:

     

    Art. 123, CC. Invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados:

    I - as condições física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas;

     

    C) INCORRETA: Art. 124, CC. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

     

    D) CORRETA: Art. 125, CC: Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

     

    E) INCORRETA: Art. 126, CC: Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

  • sobre a letra C:

    Quando há condição suspensiva o negócio fica suspenso até a condição se realizar, SE ela se realizar.

    Se a condição for impossível ela nunca vai se realizar, então o negócio não tem chances de se concretizar. As condições suspensivas impossíveis não podem ser consideradas inexistentes, pois elas vão afetar o negócio, elas vão impossibilitar que ele se concretize.

     

    sobre a letra D:

    Além disso, enquanto o negócio está suspenso há mera expectativa de direito, pois a condição trata de evento futuro e incerto. O direito só será adquirido se a condição se realizar.

  • A) Considera-se termo a cláusula que, derivando, exclusivamente, da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. INCORRETA

    Art. 121, CC. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

     

     

    B)  As condições, física ou juridicamente impossíveis, quando resolutivas, invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados. INCORRETA

    Art. 123, CC. Invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados:

    I - as condições física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas;

     

     

     

    C)  Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando suspensivas, e as de não fazer coisa impossível .INCORRETA

     Art. 124, CC. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

     

    D)  Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa .CORRETA: Art. 125, CC

     

    E) Se alguém dispuser de uma coisa sob condição resolutiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis. INCORRETA: 

    Art. 126, CC: Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

  • LETRA D CORRETA 

    CC

    Art. 125. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

  • Para complementar os coments dos colegas e consubstanciar a letra D ( GABARITO) com a prática: 

    Bom, um grande exemplo dessa CONDIÇÃO SUSPENSIVA e seus efeitos é o seguinte:

    1 - Saber que CONDIÇÃO é EVENTO FUTURO E INCERTO;

    2 - Sabendo disso, Vamos supor que seus pais cheguem em você e digam: - Filho, se você for nomeado no concurso do TJPE, te daremos um carro..A NOMEAÇÃO seria a CONDIÇÃO SUSPENSIVA e , enquanto você não passar, não terá direito ao carro!

    Pronto, esse é o raciocínio da questão e do seu gabarito!

    Espero ter ajudado..

     

    #rumoooaoTJPE

  • decoreba pura. que venha o tjpe.

  • A questão trata de negócio jurídico.

    A) Considera-se termo a cláusula que, derivando, exclusivamente, da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto

    Código Civil:

    Art. 121. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

    Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

    Incorreta letra “A”.

    B) As condições, física ou juridicamente impossíveis, quando resolutivas, invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados

    Código Civil:

    Art. 123. Invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados:

    I - as condições física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas;

    As condições, física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas, invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados

    Incorreta letra “B”.

    C) Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando suspensivas, e as de não fazer coisa impossível 

    Código Civil:

    Art. 124. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    Incorreta letra “C”.


    D) Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa

    Código Civil:

    Art. 125. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

    Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

    Correta letra “D”.

    E) Se alguém dispuser de uma coisa sob condição resolutiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis

    Código Civil:

    Art. 126. Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

    Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

    Incorreta letra “E”.

    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.

  • ALTERNATIVA CORRETA: D.

     

    A) INCORRETA:  Art. 121, CC. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

     

    B) INCORRETA:

     

    Art. 123, CC. Invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados:

    I - as condições física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas;

     

    C) INCORRETA: Art. 124, CC. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

     

    D) CORRETA: Art. 125, CC: Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

     

    E) INCORRETA: Art. 126, CC: Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis

  • Alguém tem algum mnemônico para estas questões?

  • Christofer Castro tem que ler muito a lei seca

  • Dicas para ajudar na memorização:

    Termo = Tenho certeza = evento futuro e certo

    Condição = evento futuro e incerto

    Resolutivas impossíveis = Inexistentes

    Suspensivas impossíveis = Invalidam