SóProvas


ID
2257027
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmações abaixo sobre finanças públicas e assinale a alternativa correta.

I. A expressão “finanças públicas” designa métodos e processos financeiros por meio dos quais os governos federal, estadual e municipal desempenham suas funções.

II. Através do orçamento público os governos perseguem os objetivos de satisfazer às necessidades sociais, de induzir uma eficiente utilização dos recursos e de corrigir a distribuição de renda em uma sociedade.

III. O orçamento público desempenha a função de instrumento de uma política macroeconômica, visando a estabilização da economia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B - 

    O Direito Financeiro compreende a disciplina jurídica da atividade financeira do Estado, envolvendo receita, despesa, orçamento e crédito público. Ele disciplina a organização e a administração das finanças públicas, ou seja, disciplina a atividade financeira do Estado: é mais amplo que o Direito Tributário. Já o Direito Tributário trata da disciplina jurídica apenas dos tributos (receitas tributárias: impostos, taxas e contribuições) – compreende o conjunto de normas que regulam a instituição e arrecadação desses tributos e a relação jurídica do Estado com os Contribuintes.

    A atividade financeira é exercida pelo Estado visando ao bem comum da coletividade. Ela está vinculada à arrecadação de recursos destinados à satisfação de necessidades públicas básicas inseridas na ordem jurídico-constitucional, atendidas mediante a prestação de serviços públicos, a intervenção no domínio econômico, o exercício regular do poder de polícia e o fomento às atividades de interesse público/social.
    ATENÇÃO  Toda atividade pública deve concorrer para o alcance do objetivo maior do Estado: a promoção do bem-estar da coletividade.
    É aplicada no âmbito Federal, estadual e municipal, e, segundo o mestre Aliomar Baleeiro, consiste em:
    • obter recursos: receita pública;
    • despender os recursos: despesa pública;
    • gerir e planejar os recursos: Orçamento Público;
    • criar crédito: empréstimo público.1
    A figura, a seguir, permite visualizar essas atividades.

    Atividade financeira do Estado.

  • Caros, o gabarito é a letra B.

    Com relação ao item I, encontrei no  Gestão de Recursos Federais (manual para os agentes municipais) da CGU, Secretaria Federal de Controle Interno, página 11 o Conceito de Finanças Públicas de acordo com a questão:

    A expressão “finanças públicas” designa os métodos, princípios e processos financeiros por meio dos quais os governos federal, estadual, distrital e municipal desempenham suas funções: alocativas, distributivas e estabilizadoras.

     

     O item II, foi retirado do livro Gestão Pública, autor Edson R. Nascimento - São Paulo - Saraiva - 2006. Cópia fiel.

    Por intermédio do orçamento público, os governos perseguem os objetivos de satisfazer as necessidades sociais, de induzir a uma eficiente utilização dos recursos e de corrigir a distribuição de renda em uma sociedade.

     

    Sobre o Item III, nada encontrei para contribuir.

     

    Não desistam!!

     

  • I - INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

    A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva(oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que aeconomia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e com uma distribuição derenda justa.

    Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas:

    *fiscal

    *monetária

    *cambial e comercial

    *de rendas.

     

    FONTE: https://pt.scribd.com/doc/76653607/INSTRUMENTOS-DE-POLITICA-MACROECONOMICA

    UBERABA2008

    FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIROCURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR 

  • Sobre o item III, o orçamento segue o principio do Equilibrio (receita >= Despesas), isso tem haver com a responsabilidade de nao se gastar mais do se tem. Se nao houvesse essa preocupação, o governo gastaria o que nao tem e como consequencia gera inflação e dividas impagaveis, podendo levar o Estado ao estado de calote. Portanto, o orçamento é um instrumento que busca, entre outras coisas, o equilibrio fiscal e consequente estabilidade economica. Acho que é mais ou menos isso..

  • Função estabilizadora: 

     

    - Ações que busquem garantir a estabilidade econômica; 

    - O ambiente econômico deve permanecer estável; 

    - Controle de variáveis como inflação, taxa de juros, níveis de emprego, crescimento econômico, consumo, dentre outros; 

    - Governo é o responsável pelo gerenciamento macroeconômico; 

    - Utiliza o orçamento como uma das principais ferramentas para implementar medidas estabilizadoras. 

  • GAB B ' Tudo certo '

     

     

    O examinador tentou com outras palavras cobrar mais do mesmo levantando conceitos e citando indiretamente funções econômicas e suas atuações.

     

    I. A expressão “finanças públicas” designa métodos e processos financeiros por meio dos quais os governos federal, estadual e municipal desempenham suas funções. [ ok ] A ação econômica do setor público está vinculada a métodos e processos em todas as esferas.

     

    II. Através do orçamento público os governos perseguem os objetivos de satisfazer às necessidades sociais, de induzir uma eficiente utilização dos recursos e de corrigir a distribuição de renda em uma sociedade. [ ok ] A ação econômica do setor público está vinculada às funções que o governo promove junto à sociedade dentre elas o examinador faz menção à função distributiva.

     

    III. O orçamento público desempenha a função de instrumento de uma política macroeconômica, visando a estabilização da economia[ ok ]

    A ação econômica do setor público está vinculada às funções que o governo promove junto à sociedade dentre elas o examinador faz menção à função estabilizadora.

     

    Avante!

  • Nesta prova, o IBFC adotou a estratégia do "quanto mais certo, melhor!".

    :^]