SóProvas


ID
2257036
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão.

As receitas e as despesas do Estado podem ser utilizadas como instrumento para influenciar o nível de produção nacional e o nível do emprego, de forma a controlar o nível dos preços, buscar o equilíbrio da balança de pagamentos e para redirecionar as decisões de consumo e investimento dos agentes privados. A participação do governo na economia pode ser decomposta na sua atuação em três funções clássicas: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Há eficiência na economia quando a situação de alguém melhora sem prejuízo a outro agente econômico.

II. No processo de desenvolvimento econômico, cabe ao Estado promover a melhora na distribuição da renda usando, para isso, todos os instrumentos legais de que dispõe.

III. O gasto público é o principal instrumento para a viabilização das políticas públicas de distribuição de renda.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito mais interpretativa do que propriamente conceitual.

     

    I. Há eficiência na economia quando a situação de alguém melhora sem prejuízo a outro agente econômico. (correta)

    Certíssimo. De fato, quando uma região está em pleno desenvolvimento econômico, há maior geração de riquezas, que é distribuida em suas devidas proporções. Quando não há prejuízo para nenhum dos agentes econômicos (governo, empresas, trabalhadores) dizemos que há eficiencia econoômica.

     

    II. No processo de desenvolvimento econômico, cabe ao Estado promover a melhora na distribuição da renda usando, para isso, todos os instrumentos legais de que dispõe. (correta)

    A proposição está amparada pelo autor Edson Ronaldo Nascimento no seu livro sobre Gestão Pública. Segundo o referido autor, "Cabe ao Estado promover a melhora na distribuição da renda usando, para isso, todos os instrumentos legais de que dispõe. Isso significa utilizar os impostos diretos, indiretos, subsídios, incentivos, isenções, transferências, dentre outros.​"

     

    III. O gasto público é o principal instrumento para a viabilização das políticas públicas de distribuição de renda. (correta)

    Ainda segundo Edson Ronaldo Nascimento, "o gasto público é o principal instrumento para viabilização das políticas publicas de distribuição de renda. "

     

    GABARITO D

     

  • A alternativa I diz respeito Economia Pública e o  conceito de eficiência sob a ótica de Pareto: relaciona-se com o  movimento em que a situação de pelo menos um indivíduo melhora,  sem que piore a de qualquer outro.

     

    Não desistam!

  • Ainda não consegui entender pq o gasto público é um instrumento para a viabilização das políticas públicas de distribuição de renda. Mt menos como ele poder ser o principal kk

     

    Alguém sabe explicar?

  • Essa III é um pouco complicada de dizer que é o principal... na hora pensei na questão tributária comoo sendo principal forma de melhorar a distribuição de renda...

     

  • Gato público deveria ser orçamento público, né?

  • Nathanel,

    Isso é keynesianismo, que veio com força após a crise da década de 30! Para keynes, em momentos de retração econômica, as empresas investem menos. Isso só piora ainda mais a crise. Solução? O estado deve aumentar seus gastos (Ex:  cavar buraco para tampar, pintar a floresta de branco..kk, aumentando a concessão de créditos...etc), de modo a expandir a demanda agregada e gerar renda, mesmo com deficit!

  • I. Há eficiência na economia quando a situação de alguém melhora sem prejuízo a outro agente econômico?

    Segundo a ótica de Vilfredo Pareto há eficiência econômica na situação em que a melhora para uma das partes necessariamente piora a outra.

    Conclusão: Segundo a eficiência no sentido de pareto a alternativa I está errada.

    FONTE: HAL R. VARIAN, MICROENONOMIA, 7ª EDIÇÃO, PÁGINA 607 (31.3 ALOCAÇÕES NO SENTIDO DE PARETO).

  • sobre a III. O Estado arrecada os impostos e tributos, como que ele viabiliza as politicas publicas de distribuição de renda? Gastando...

    Gastando construindo escolas e hospitais, gastando pagando bolsa familia, gastando impementando conjuntos habitacionais, gastando....

     

    Poderá haver discussão sobre se o Estado é quem melhor distribui a renda, mas nao ha duvidas que para ele implementar uma politica publica com esse fim, so gastando mesmo... 

  • A (I) está claramente errada, sem margem alguma para discussão.

  • É notório o cunho esquerdista/socialista dos examinadores dessa prova

  • GAB D

     

    Um salve pra quem errou essa e vai constinuar persistindo forever! kkkkkkkk

  • Muito polêmica essa questão. Quanto a primeira, de acordo com Pareto está correta, mas de acordo com James Giacomoni, não. Ele diz que devemos fugir da idealização de Pareto.

    "As doutrinas de bem-estar integradas na análise econômica convencional derivam da formulação consagrada pelo nome de “Ideal de Pareto”. Segundo ela, há eficiência na economia quando a posição de alguém sofre uma melhoria sem que nenhum outro tenha sua situação deteriorada. A respeitar-se exclusivamente as regras econômicas, a distribuição da riqueza mantém estreita vinculação com a maneira como estão distribuídos os fatores de produção e com os preços obtidos por seus detentores no mercado. Há, ainda, a questão das habilidades individuais bastante diversas e a transmissão de bens via herança, ambas contribuindo também para a distribuição não uniforme da riqueza. A função pública de promover ajustamentos na distribuição de renda justifica-se, pois, como correção às falhas do mercado. Para tanto, deve-se fugir da idealização de Pareto"....

    Quanto a segunda não há duviadas.

    Quanto a terceira, realmente para implementar políticas públicas de distribuição de renda, só gastando mesmo.

    Difícil entender a cabeça do examinador. Caberia recurso.