-
Funções Orçamentárias
Para atingir esses objetivos – estabilidade, crescimento e correção das falhas de mercado –, o Governo intervém na economia, utilizando-se do Orçamento Público e das funções orçamentárias. As três funções orçamentárias clássicas apontadas pelos autores são:
Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.
Função distributiva – visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e de transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população etc. (ex.: Fome Zero, Bolsa Família, destinação de recursos para o SUS, que é utilizado por indivíduos de menor renda).
O governo tributa e arrecada de quem pode pagar e os distribui/redistribui a quem tem pouco ou nada tem, através de programas sociais.
Função estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).
-
Função estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.)
-
#AFO
-
coloquemmmmm o gabarito
-
Gabarito: A
-
A Função Estabilizadora é responsável pela manutenção de um EQUILÍBRIO, proporcionando condições macroeconômicas como inflação, desemprego e renda, por exemplo. Um pequeno adendo é que alguns estudiosos consideram a função Regulamentadora e a Estabilizadora como sendo a mesma!
-
Gabarito: LETRA A
Função estabilizadora
É a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos. Trata-se de controle dos ciclos econômicos implicando na atuação do Estado como uma espécie de monitor da economia. O Estado acompanha os índices como a taxa de inflação, taxa de câmbio, crescimento da produção industrial, nível de vendas do comércio, etc.
(Fonte: Notas de Aula do Professor Wilson Araújo, 2017)
-
Como essa banca é ridícula hahaha, chutem sempre "todas estão corretas", é 99% de acerto garantido
-
GABARITO: A
Errei... Escorreguei aqui: "fluxo de entrada e saída de recursos do país".
Achava que para estabilizar o país o governo deveria abrir seus mercados, não controlar o fluxo de entreda e saída.
#Próxima
-
Tenho sérias dúvidas quanto a letra B. Controlar níveis de preço? Controlar fluxo de entrada e saída de recursos do país? Nos anos 80 isso não deu muito certo (risos). Década perdida.
-
Acertei por falta de opção, mas achei estranho "sem crises econômicas", muito forte e enfático
-
Acertei por falta de opção, mas achei estranho "sem crises econômicas", muito forte e enfático
-
GAB A
Políticas econômicas governamentais (alocativa, distributiva e estabilizadora).
Função Alocativa (mais antiga):
Para podermos viver e construir precisamos de infraestrutura.
A função alocativa significa o Estado prover bens públicos.
Rodovias
Estradas
Portos
Aeroportos
Parques
Universidades
Função Estabilizadora (mais atual) :
Todo país para ser desenvolvido só precisa ter alcançado 3 fatores:
Pleno Emprego da População Adulta
Estabilidade de Preços (Poder de Compra da Moeda Nacional)
Educação Pública de Qualidade
A questão é que uma economia pode sofrer flutuações de diversos jeitos diferentes.
Pode ser uma crise política.
Insatisfação da população com o governo.
Crises Financeiras nos países vizinhos e parceiros.
Inflação, Desemprego e Economia corroída.
Com a função estabilizadora, o Estado intervém sempre que necessário para proteger e fortalecer a economia e os mercados para que não sofram com nenhuma crise interna ou externa.
Serão medidas, cortes, juros e incentivos para que o crescimento não seja afetado.
Função Distributiva:
Todos os cidadãos e empresas tem obrigações e impostos a ser pagos ao Estado.
Com esse recolhimento são geradas as receitas para criação de obras de infraestrutura, de educação pública, de saúde e segurança.
A importância dessa função é nada mais que combater a desigualdade de renda, recolhendo impostos para que os mais carentes possam ter acesso aos serviços púbicos.
http://financadescomplicada.com.br/voce-conhece-as-3-principais-funcoes-do-estado-brasileiro/
Nunca desista, você é sua melhor chance!