SóProvas


ID
2257045
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O controle se faz necessário para verificar e identificar a legitimidade nos atos da Administração Pública. Aquele controle que visa a comprovação da eficiência, do resultado, da conveniência ou oportunidade do ato controlado denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Falou em conveniência e oportunidade, falou em mérito.

  • Quanto a natureza do controle

    1. Controle de legalidade: adequação do ato ao ordenamento jurídico

    2. Controle de mérito: conveniência e oportunidade

    3. Controle de legitimidade: Verifica se o ato atende ao interesse público, à impessoalidade e à moralidade.

    4. Controle de economicidade: relação de custo-benefício, adequação e equilibrio entre receitas e despesas.

    5. Controle de eficiência: 

    6. Controle de eficácia

    7. Controle de Efetividade

     

    ** Controle de Operacionalidade: quando o Tribunal de Contas avalia o mérito da despesa sob o critério da obtenção dos resultados do cumprimento de metas e de programas de trabalho previamente estabelecidos.

     

    Fonte:

    Livro: Controle Externo: Teoria e Jurisprudencia para os Tribunais de Contas. Autor: Luiz Henrique Lima

    http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/14156-14158-1-PB.htm

  • Gabarito C

  • Conveniência/oportunidade/interesse público/revogação de atos adm => tudo isso tem a ver com o MÉRITO DO ATO ADMINISTRATIVO!

    Valendo lembrar SEMPRE do princípio da AUTOTUTELA, insculpido na SÚMULA 473 do STF: "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial".

    GABA C

     

    #rumoooaoTJPE

  • Correta, C

    ''Aquele controle que visa a comprovação da eficiência, do resultado, da conveniência ou oportunidade do ato controlado denomina-se'' CONTROLE DE MÉRITO.

  • Conveniência e oportunidade: mérito administrativo

     

  • Motivo e Objeto =====> discricionário

    Mérito do ato administrativo 

  • O controle se faz necessário para verificar e identificar a legitimidade nos atos da Administração Pública. Aquele controle que visa a comprovação da eficiência, do resultado, da conveniência ou oportunidade do ato controlado denomina-se:


    C) Controle de mérito.


    CERTA.


    Falou em controle da conveniência e/ou da oportunidade do ato controlado tem-se que se trata do controle de mérito.



    @juniortelesoficial

  • GABARITO: LETRA C

    CONTROLE DO MÉRITO: é o que se consuma pela verificação da conveniência e da oportunidade da conduta administrativa. A competência para exercê-lo é da Administração, e, em casos excepcionais, expressos na Constituição, ao Legislativo, mas nunca ao Judiciário.

    FONTE: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/controle-da-administracao-publica.html

  • A questão indicada está relacionada com o controle.

    - Controle:


    O controle administrativo pode ser entendido como o conjunto de instrumentos que o ordenamento jurídico determina para que a Administração Pública, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o povo, de forma direta ou por intermédio de órgãos especializados possa exercer fiscalização, orientação e revisão da atuação administrativa de todos os órgãos, de entidades e de agentes públicos.

     

    No enunciado foi indicado o controle que objetiva comprovar a eficiência do resultado, da conveniência ou da oportunidade do ato controlado.

    A)     INCORRETA. O controle hierárquico é pleno, permanente e automático. Por meio do controle hierárquico podem ser verificados os aspectos relacionados à legalidade e ao mérito dos atos praticados.

    B)     INCORRETA. Por meio do controle de legalidade a Administração Pública verifica se os atos administrativos estão em conformidade com o ordenamento jurídico.

    C)     CORRETA. O controle de mérito objetiva verificar a oportunidade e conveniência do ato administrativo – atuação discricionária.

    D)    INCORRETA. O controle legislativo é o que se exerce sobre a Administração Pública nas modalidades de controle político e financeiro.

    E)     INCORRETA. O controle judiciário se atém aos aspectos de legalidade.

     

    Gabarito do Professor: C)