SóProvas


ID
2257651
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O trato gastrintestinal está em estado de contínua atividade contrátil e secretora. O controle dessas atividades é complicado com contribuições do próprio músculo, dos nervos locais e do sistema nervoso central. Os agentes procinéticos são medicações que estimulam a motilidade grastrintestinal coordenada e o trânsito de materiais no trato gastrintestinal. Das alternativas abaixo, assinale aquela em que, todos os fármacos apresentados são agentes farmacológicos possuidores de atividade procinética:

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa. Fármacos procinéticos são aqueles que estimulam, coordenam e restauram a motilidade gástrica, pilórica e do intestino delgado. Como exemplo mais marcante temos Metoclopramida, Domperidona, mas não o alopurinol como está na alternativa A.

  • Fiquei me perguntando "Eritromicina, macrolídeo procinético??????" 

    Pesquisei e achei isso em um artigo...

    Um efeito lateral importante relatado da eritromicina é a sua acção pro-cinética no intestino delgado. Aproveitando este efeito lateral alguns autores imaginaram usá-la primariamente como pró-cinético. Esta característica da eritromicina,conhecida há mais de 20 anos, está relacionado com o facto de ser um agonista da motilina. A motilina é uma hormona péptica secretada pelas células enterocromafins do intestino delgado durante a digestão e tem um papel fundamental na contracção do músculo liso.

    Espero ter ajudado!

  • A metoclopramida é o principal fármaco utilizado como procinético. Este, por sua vez, é um antoganista de receptores dopaminérgicos do tipo 2.

    A domperidona também é um agonista dopaminérgico que apresenta propriedades procinéticas similares às da metaclopramida; contudo, não possui atividade colinérgica.

    Outros agentes com atividade colinérgica muscarínica, atuam como agonista colinérgico de ação direta ou inibem a enzima acetilcolinesterase, poderiam ser utilizados como fármacos procinéticos. No entanto, este uso é limitado devido ao fato da ação deste não está restrita ao trato gastrointestinal. Como exemplo, podemos citar os derivados da colina, betanecol e carbacol e, também, do anticolinesterásico neostigmina.

    A cisaprida foi utilizada como fármaco procinético, sendo este efeito mediado por receptores serotoninérgicos, nos quais a ligação é realizada em determinados receptores inibitórios e excitatórios. O efeito excitatório era conferido ao aumento da liberação de acetilcolina tanto nos terminais nervosos pós-ganglionares, como no plexo intramural. Contudo, este fármaco foi retirado do mercado devido ao fato de seu uso estar correlacionado com disfunções cardíacas fatais.

  • Exemplos de Fármacos Procinéticos:

    Domperidona

    Metoclopramida

    Alizaprida

    Betanecol

    Bromoprida

    Cinitaprida

    Cisaprida

    Cleboprida

    Eritromicina

    Domperidona

    Mebeverina

    Metoclopramida

    Prometazina

    Gabarito D- Betanecol, cisaprida e eritromicina