-
O serviço social – contexto geral – surgiu sob forte influência norte-americana do modelo de caso, grupo e comunidade, sob a influência do pensamento de Mary Elly Richmond. Já no Brasil, sua implantação se dá no decorrer de um processo histórico iniciado a partir dos anos de 1920-30. O surgimento das primeiras manifestações da institucionalização do serviço social pela Igreja se deu com a criação do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo – CEAS, em 1932, com o incentivo e controle da Igreja Católica. Destacam-se como as instituições mais importantes para o surgimento do serviço social além do CEAS: a Legião Brasileira de Assistência (1942), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (1942) e o Serviço Social da Indústria (1946).
http://www.unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/fund_hist_teo_met_servsoc/unid_2.pdf
-
Gabarito incorreto
Correto:D
O Serviço Social, pela sua origem ligada ao movimento católico, teve como modelo do ensino o da ação profissional o Europeu, mais precisamente o franco-belga. A hegemonia deste modelo, na profissão, vai do seu início até aproximadamente 1947 quando os assistentes sociais passam a adotar de forma hegemônica modelo norte americano. O primeiro período, de inspiração franco-belga, é denominado de Doutrinário. Denominação utilizada principalmente por Yazbeck (1977) e Baptista (s/d). Para identificar que a Doutrina que dava sustentação tanto à formação quanto à ação profissional dos assistentes sociais brasileiros era a da Igreja Católica denominamos este período de Doutrinário Católico.
O serviço social no Brasil, até a primeira metade da década de 1940, por receber apoio e orientação da Escola de Serviço Social da Europa, e por ter como referência a Igreja Católica, tem uma forte influência europeia vinculada ao pensamento conservador.
As primeiras escolas de serviço social do país, fundadas em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente em 1936 e 1937, organizaram-se sob forte influência europeia, especialmente franco-belga.
http://www.unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/fund_hist_teo_met_servsoc/unid_2.pdf
-
Analise bem o comando da questão:
Serviço Social brasileiro
indica que tivemos o surgimento das primeiras escolas de formação na área.
De acordo com a autora (IAMAMOTO) as faculdades especializadas no ensino de Serviço Social têm a formação fortemente influenciada pelo:
"Simultaneamente, o CEAS envia à Bruxelas na Bélgica Maria Kiehl e Albertina
Ramos para realizar o Curso de Serviço Social. D. Odila já tinha formação social na
Escola Normal Social de Paris. Mesclando, portanto, a visão francesa e a visão
belga, em 15 de fevereiro de 1936, inaugura-se a primeira escola de Serviço Social
no país."
Tbm acredito que o gabarito correto seja a letra D, até que alguém me prove o contrário. :)
-
Também marquei a letra D, pois iniciamos com o modelo Franco-Belga e por conseguinte tivemos a influencia norte americana( Positivismo).
-
"Assim como a Europa nos abrira às ideias e aos princípios filosóficos, os EUA nos despertaram para a práxis" Maria de Lurdes Medeiros. Serviço social e suas perspectivas face o progresso de desenvolvimento, p. 4
Da segunda metada de 1940 ao inicio de 1950 a filosofia tomista (europeia) e as tecnicas para o agir profissional (norte - americano) convivem juntas. Mas o eixo empirista do serviço social foi uma influencia norte americana. Então acredito que a letra C seja a correta
-
Não sei exatamente em quais páginas do livro de Iamamoto e Carvalho se encontra o fundamento, mas segue uma sintese do que me lembro: entendo que as primeiras influências do serviço social brasileiro tenham sido realmente européias, entretanto as escolas especializadas são em grande parte méritos da influência norte americana. O modelo europeu, fortemente influenciado pela igreja católica, era quase ausente da discussão de métodos e técnicas. Em uma sociedade que se complexificava cada vez mais, foi necessário buscar uma perspectiva que desse resposta às diferentes expressões da Questão Social que surgiam naquele contexto e, por isso, o serviço social brasileiro voltou-se para o modelo americano, que influenciou fortemente o ensino de serviço social no Brasil. Foi a partir da participação de AS brasileiras num Congresso nos EUA, na década de 1940, que nasceram os laços com instituições e faculdades americanas que propiciaram essa aproximação. Assim, embora as influências euopeias tenham sido significativas, gradativamente vão cedendo espaço para a perspectiva norte americanas,pois o contexto que envolvia uma burguesia industrial e o crescimento de um proletariado urbano necessitava agora de um conhecimento ciêntifico e técnico, era necessária uma especialização mais técnica para dar respostas às demandas que surgiam. Tanto é que tantas instituições de assistência foram criadas absorvendo profissionais qualificados,devido ao desenvolvimento do capital e das contradições da relações sociais,ou seja, para dar continuidade ao processo de reprodução social naquele momento.
-
A banca condiderou como correta a alternatica C.
-
A herança Norte Americana foi a empirista, tecnicista e pragmática.
O modelo franco-belga, limitou-se, portanto, a uma formação essencialmente pessoal e moral sendo, nesse período, o Serviço Social assumido como uma vocação, e a formação moral e doutrinária, enquanto cerne da formação profissional, visou, sobretudo, formar o assistente social para enfrentar, com subjetividade, a realidade social. Era tomista, não empirista.
O modelo norte emricano tinha por base Jhon Locke, o pai do empirismo. Então a resposta correta é a letra C em função do termo empirismo.
Também conforme NETTO (1991), “sugerimos entender como Serviço Social tradicional ‘a prática empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada’ dos profissionais, parametrada ‘por uma ética liberal-burguesa’ e cuja teleologia ‘consiste na correção – desde um ponto de vista claramente funcionalista – de resultados psicossociais considerados negativos ou indesejáveis, sobre o substrato de uma concepção (aberta ou velada) idealista e/ou mecanicista da dinâmica social, sempre pressuposta a ordenação capitalista da vida como um dado factual ineliminável.” (NETTO, 1991:117)
Com o surgimento das ciências sociais e sua consequente fragmentação, a qual consolidou a criação da sociologia na escola norte-americana de serviço social, que influenciou o serviço social brasileiro, com as elaborações de Mary Richmond; é qualificado o exercício do assistente social como uma ciência social sintética aplicada, que intervém de maneira prático-empírica.
A partir de 1945, o serviço social assumiu o modelo funcional implantado pelos Estados Unidos e se afastou do doutrinarismo da Igreja Católica que predominava nos fins da década de 30 e no início da década de 40.
As teorias de caso, grupo e comunidade compuseram, portanto, a tríade metodológica que orientava o serviço social na busca da integração do homem ao meio social em que vivia. Esse estreitamento das relações entre Brasil-EUA repercutiu no serviço social através da intensificação de intercâmbios de assistentes sociais brasileiros que buscavam a ampliação de seus estudos naquele país.
Esse modelo de formação profissional sustenta sua interpretação do desenvolvimento como resultante das capacidades individuais e culturais, a partir de numa visão harmônica da sociedade, concentrando-se no estudo do comportamento dos indivíduos, tendo o empirismo como tendência dominante, em que a atuação profissional exigiria ênfase na instrumentalização técnica, com a valorização do método, deslocando-se o eixo teórico de influência do neotomismo (Franco-Belga), para pressupostos funcionalistas da sociologia. (Norte Americana)
Letra C
-
Analisando o enunciado da questão acima, ao meu ver, caberia recurso com relação à resposta indicada como correta.
Para responder a questão iremos recorrer a obra de Marilda Villela Iamamoto e Raul de Carvalho (Humanismo cristão e vocação. In: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41ª edição. São Paulo: Cortez, 2014).
Na obra, os autores indicam que a primeira escola de Serviço Social no Brasil surge no ano de 1936 em São Paulo e no ano de 1937 no Rio de Janeiro. Ainda, conforme os autores entre os anos de 1930 a 1945 o Serviço Social foi influenciado pelo Serviço Social europeu, sendo seu corpo docente, currículo básico, materiais didáticos pautados na escolas de Serviço Social europeias. Posteriormente, por volta de 1941 a partir do Congresso Interamericano de Serviço Social realizado em Atlantic City (EUA), o Serviço Social brasileiro passa a tecnificar-se e a ser influenciado pelo norte-americano. Alguns autores inclusive chamam o período de um "mix" de influências europeias e norte-americanas.
Maria Carmelita Yazbek (O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço Social: direitos sociais e competência profissionais. CFESS/ABEPS, 2009, disponível on line), que os primeiros referenciais que orientam a profissão no Brasil são oriundos da Doutrina Social da Igreja Católica, do ideário franco-belga (europeu) de ação social e do tomismo. A autora afirma também que é a partir da década de 1940 que a profissão aproxima-se do Serviço Social norte-americano e seu conservadorismo pautado na teoria social positivista.
Sendo assim, com base nas autoras supracitadas, entendo que não há resposta correta, pois a letra "d" que supostamente responderia, afirma que o ideário franco-belga é uma vertente das Ciências Sociais, e o Serviço Social europeu que influenciou o brasileiro não recorreu as Ciências Sociais.
Portanto, todas as alternativas estão incorretas e a questão deveria ser anulada.
a) Está incorreta visto que o Serviço Social em sua emergência, conforme já explicitado, não recorre às Ciências Humanas.
b) Está incorreta pois o Serviço Social brasileiro em sua emergência não foi influenciado pelas Ciências Humanas e Sociais aplicadas, como mencionado.
c) Está incorreta pois como vimos em sua gênese o Serviço Social possui aproximação com o Serviço Social europeu.
d) Está incorreta visto que o ideário franco-belga não recorreu às Ciências Sociais, como explicitado.
e) Está incorreto pois o Serviço Social em sua emergência não recorre ao pensamento crítico. O Serviço Social norte-americano também era pautado em vertentes positivistas.
RESPOSTA DA BANCA: C
RESPOSTA DO PROFESSOR: Deveria ser ANULADA, pois caberia recurso com relação à resposta indicada como correta.
-
Se a escola foi criada em 1936, logo, não é início de década de 40, onde entra a influência norte-americana, como posicionou o colega.
Pra mim é letra D, se alguém conseguir a referência desse gabarito, por favor, compartilhar.
-
De acordo com a professora Victória Sabatine do Qconcursos:
Analisando o enunciado da questão acima, ao meu ver, caberia recurso com relação à resposta indicada como correta.
Para responder a questão iremos recorrer a obra de Marilda Villela Iamamoto e Raul de Carvalho (Humanismo cristão e vocação. In: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41ª edição. São Paulo: Cortez, 2014).
Na obra, os autores indicam que a primeira escola de Serviço Social no Brasil surge no ano de 1936 em São Paulo e no ano de 1937 no Rio de Janeiro. Ainda, conforme os autores entre os anos de 1930 a 1945 o Serviço Social foi influenciado pelo Serviço Social europeu, sendo seu corpo docente, currículo básico, materiais didáticos pautados na escolas de Serviço Social europeias. Posteriormente, por volta de 1941 a partir do Congresso Interamericano de Serviço Social realizado em Atlantic City (EUA), o Serviço Social brasileiro passa a tecnificar-se e a ser influenciado pelo norte-americano. Alguns autores inclusive chamam o período de um "mix" de influências europeias e norte-americanas.
Maria Carmelita Yazbek (O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço Social: direitos sociais e competência profissionais. CFESS/ABEPS, 2009, disponível on line), que os primeiros referenciais que orientam a profissão no Brasil são oriundos da Doutrina Social da Igreja Católica, do ideário franco-belga (europeu) de ação social e do tomismo. A autora afirma também que é a partir da década de 1940 que a profissão aproxima-se do Serviço Social norte-americano e seu conservadorismo pautado na teoria social positivista.
Sendo assim, com base nas autoras supracitadas, entendo que não há resposta correta, pois a letra "d" que supostamente responderia, afirma que o ideário franco-belga é uma vertente das Ciências Sociais, e o Serviço Social europeu que influenciou o brasileiro não recorreu as Ciências Sociais.
Portanto, todas as alternativas estão incorretas e a questão deveria ser anulada.
a) Está incorreta visto que o Serviço Social em sua emergência, conforme já explicitado, não recorre às Ciências Humanas.
b) Está incorreta pois o Serviço Social brasileiro em sua emergência não foi influenciado pelas Ciências Humanas e Sociais aplicadas, como mencionado.
c) Está incorreta pois como vimos em sua gênese o Serviço Social possui aproximação com o Serviço Social europeu.
d) Está incorreta visto que o ideário franco-belga não recorreu às Ciências Sociais, como explicitado.
e) Está incorreto pois o Serviço Social em sua emergência não recorre ao pensamento crítico. O Serviço Social norte-americano também era pautado em vertentes positivistas.
RESPOSTA DA BANCA: C
RESPOSTA DO PROFESSOR: Deveria ser ANULADA, pois caberia recurso com relação à resposta indicada como correta.
-
Gabarito C
De acordo com Iamamoto, em seu livro Renovação e Conservadorismo no Serviço Social, pg. 21, a autora afirma que o processo de secularização e de ampliação do suporte técnico-científico da profissão - que se dá com o desenvolvimento das escolas (depois faculdades) especializadas no ensino de Serviço Social - ocorre sob a influência dos progressos alcançados pelas Ciências Sociais nos marcos do pensamento conservador, especialmente de sua vertente empiricista norte-americana.
O comando da questão fala em faculdades especializadas, onde a atuação profissional exigiria ênfase na instrumentalização técnica, com a valorização do método, deslocando-se o eixo teórico de influência do neotomismo que era influenciado pelo modelo franco-belga, para pressupostos funcionalistas da sociologia norte-americana. A herança norte-americana foi empirista, tecnicista e pragmática, ao contrário da frango-belga que era essencialmente pessoal e moral tendo, nesse período, o Serviço Social assumido como uma vocação, e a formação moral e doutrinária, enquanto cerne da formação profissional, visou, sobretudo, formar o assistente social para enfrentar, com subjetividade, a realidade social que era tomista, não empirista.
-
Realmente se formos analisar o enunciado da questão avaliaremos com certeza que a letra C é a resposta correta. Observemos que a pergunta enfatiza a constituição ( o Serviço Social emerge) do Serviço Social e com as faculdades que ocorre sob a influência dos progressos alcançados pelas Ci~encias Sociais no marco do pensamento conservador ede sua vertente empiricista norte-americana. Resposta no Livro Renovação e conservadorismo do Serviço Social .Iamamoto p 21
-
Não tem como negar que industrialização, a segunda Guerra Mundial, o funcionalismo e o modelo de de caso, grupo e comunidade de Mary Richmond influenciaram fortemente as escolas de Serviço Social no Brasil, mais até do que o positivismo de Comti, europeu , clássico e doutrinário, estreito à religiosidade e ao pensamento conservador.
-
Questão bem polêmica!
Primeiramente foi influenciado pelo o Serviço Social europeu. Gabarito da banca estaria incorreto.
Porém, mais tarde o Serviço Social passa a tecnificar e ser influenciado pelo Serviço Social norte-americano.
Talvez a letra C seja pelo o comando da questão que fala em faculdades especializadas.
As vezes, temos que adivinhar o que a banca quer. Aff...