SóProvas


ID
2259265
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o próximo texto para resolver a questão:


LEITURA NAS DIVERSAS DISCIPLINAS

Heloisa Amaral

   O ensino, na escola, não existe sem a leitura. Ou é leitura direta pelo aluno, ou explicações do professor sobre textos que ele, o professor, leu. Ou seja, a linguagem falada pelo professor é uma didatização do conhecimento acumulado pela escrita (em letras ou números e sinais) na disciplina que ele leciona. Quando a fala é uma transposição de leituras, ela não é uma fala similar a uma conversa casual, como as que usamos no cotidiano. Ao contrário, está carregada de conceitos e de relações complexas entre os conceitos provenientes de estudos sobre os diferentes conhecimentos, seja qual for a matéria que esteja sendo ensinada. E em geral é preciso acrescentar, para complementar as aulas expositivas ou dialogadas feitas pelos professores, textos (didáticos ou não) relacionados às disciplinas ministradas.

    Assim, o que se tem como prática constante em todas as disciplinas escolares é a leitura de textos. Antes ou depois da aula expositiva, leituras. Leitura de textos escritos, de imagens, de gráficos, mas leitura. Isso significa que sem desenvolver capacidades de leitura o aluno não consegue aprender as disciplinas escolares na dimensão proposta pelos conteúdos programáticos. Significa, também, que os professores das diversas disciplinas precisam ensinar o aluno a ler os gêneros próprios de suas matérias, uma vez que eles são gêneros textuais produzidos de forma particular em cada área de conhecimento. Ler literatura, por exemplo, não é o mesmo que ler enunciados de problemas; ler textos de história não é o mesmo que ler gráficos em geografia. O aluno não lê textos de cada uma das disciplinas com facilidade sem ter compreendido os conceitos e as relações entre eles, do modo particular como são abordados nelas. Seja qual for a disciplina, a leitura se dá de forma particular, e exige conhecimentos específicos para ser bem-sucedida.

   Então, ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas, uma competência que precisa ser ensinada pelos professores de cada uma delas. Mas, o que é necessário para que os alunos leiam verdadeiramente em qualquer disciplina, compreendendo o que leem? A compreensão dos textos de diferentes gêneros está relacionada a dois aspectos: primeiramente, à natureza dos próprios textos e, em segundo lugar, às capacidades de leitura desenvolvidas pelo leitor.

   Em primeiro lugar, não há como ler textos, gráficos ou imagens, sem ter compreendido bem a natureza dos gêneros textuais das diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a situação particular em que textos, gráficos ou imagens foram produzidos. A situação de produção de um texto é sempre histórica, isto é, está ligada ao momento histórico atual e, ao mesmo tempo, faz referências a um conhecimento produzido em um dado momento da história da humanidade. Em matemática, por exemplo, o professor pode ensinar a situação de produção de um gênero textual matemático trabalhando com o nascimento de conceitos a eles relacionados, registrados na história da matemática.

   Em segundo lugar, não há leitores que leiam bem sem ter suas capacidades de leitura, necessárias para ler qualquer gênero de texto, bem desenvolvidas. As capacidades de leitura, portanto, podem e devem ser desenvolvidas em qualquer disciplina escolar. (...)


Publicado originalmente no site da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Disponível em: https://dialogosassessoria.wordpress.com/2014/09/11/leitura-nas-diversas-disciplinas/)

Observe o trecho:

“Ao contrário, (a fala) está carregada de conceitos e de relações complexas entre os conceitos provenientes de estudos sobre os diferentes conhecimentos, seja qual for a matéria que esteja sendo ensinada ”.

No que diz respeito aos casos de concordâncias verbal e nominal, está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Substantivos antepostos ao adjetivo, poderá haver dois tipos de concordância: Soma ou Atrativa

    Ex.: Conceitos e relações complexos (SOMA). / Conceitos e relações complexas (ATRATIVA).

  •  

    CONCORDÂNCIA NOMINAL

    A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos,  pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se  da relação entre nomes.

    Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

    A concordância do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais:

    1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo.

    Por Exemplo:

    As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

     

    2) Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. Podemos sistematizar essa flexão nos seguintes casos:

    a) Adjetivo anteposto aos substantivos:

    - O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.

     

    Por Exemplo:

    Encontramos caídas as roupas e os prendedores.
    Encontramos caída a roupa e os prendedores.
    Encontramos caído o prendedor  e a roupa.

     

    - Caso os substantivos sejam nomes próprios ou de parentesco, o adjetivo deve sempre concordar no plural.

    Por Exemplo:

    As adoráveis Fernanda e Cláudia vieram me visitar.
    Encontrei os divertidos primos e primas na festa.

     

    b) Adjetivo posposto aos substantivos:

     

    - O adjetivo concorda com o substantivo mais próximo ou com todos eles (assumindo forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino).

    Exemplos:

    A indústria oferece localização e atendimento perfeito.
    A indústria oferece atendimento e localização perfeita.
    A indústria oferece localização e atendimento perfeitos.
    A indústria oferece atendimento e localização perfeitos.

     

    FONTE -->www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint59.php

     

    GABA   E

     

     

     

  • Errei por falta de atenção. A questão é simples. Na concordância nominal de substantivos de genêros diferentes, se optar por concorda com o termo mais próximo, usa-se feminino ou masculino (A depender de qual gênero está mais próximo). No entanto, se optar por concordar com ambos os genêros é obrigatório o uso do plural masculino. A gramática orienta que nesses casos o masculino prevalece sobre o feminino. Nesse sentido vejamos:

     

    e) Gramaticalmente, está correta a seguinte concordância nominal: “... conceitos e relações complexos”. [CORRETO]

     

    “Ao contrário, (a fala) está carregada de conceitos e de relações complexas entre os conceitos provenientes de estudos sobre os diferentes conhecimentos, seja qual for a matéria que esteja sendo ensinada ”.

         

            ~> ["complexas" para concordar com relações, isto é, as relações que são complexas]

     

    “Ao contrário, (a fala) está carregada de conceitos e de relações complexos entre os conceitos provenientes de estudos sobre os diferentes conhecimentos, seja qual for a matéria que esteja sendo ensinada ”.

     

          ~>[ "complexos" para concordar com conceitos E relações, isto é, os conceitos e as relações que são complexas nesse caso]

  • Cuidado! não se pode generalizar as regras para adjetivos, já que há uma diferenciação entre predicativos e adjunto adnominais,espécies deadjetivo. As regras são: ADJUNTO ADNOMINAL ANTEPOSTO- concordância atrativa PREDICATIVO ANTEPOSTO: concordância atrativa ou gramatical ADJUNTO ADNOMINAL POSPOSTO - concordância atrativa ou gramatical PREDICATIVO POSPOSTO - concordância gramaticAl Como diferenciar AA de PREDICATIVO? Substitua o termo por pronome,se o adjetivo sumir é porque se trata de um adjunto adnominal,que representa uma característica permanente do substantivo. Se o termo não desaparecer,se trata de um PREDICATIVO, que traz uma característica provisória. Exemplos: Encontrei caídas as roupas. Encontrei-nas caídas (NAO SUMIU - PREDICATIVO) Encontrei bonitas roupas ontem. Encontrei-nas ontem (SUMIU - AA)
  • Aguém pode comentar a letra D? Obrigada.

  • Letra E.

     

     a)  Como podemos ver no exemplo acima, a concordância verbal depende do uso adequado das preposições; - Depende do sujeito.

     b) A palavra “carregada” representa um caso de concordância verbal por sofrer as variações do verbo “estar”; - É uma locução verbal, mas é uma concordância verbal com o sujeito "a fala", por isso se mantém no singular.

     c)  A concordância estaria gramaticalmente correta na seguinte construção: “... estão carregadas de complexos relações e conceitos”; - Quando é objeto indireto (de complexos relações e conceitos) o verbo/locução verbal (estão carregadas) não flexiona.

     d) “relações complexas”, “conceitos provenientes” e “diferentes conhecimentos”: esses três casos de concordância apresentam o adjetivo na mesma posição em relação ao substantivo; - Posições diferentes: “relações - susbstantivo | complexas - adjetivo”, “conceitos - substantivo | provenientes - adjetivo” e “diferentes - adjetivo | conhecimentos - substantivo”.

     e) Gramaticalmente, está correta a seguinte concordância nominal: “... conceitos e relações complexos”. - Certo.

  • letra E....NO CASO DE SUBSTANTIVOS ANTEPOSTOS AO ADJETIVO SENDO ESTE ADUJUNTO,ELE CONCORDARÁ COM O MAIS PRÓXIMO OU COM O GÊNERO DETERMINANTE (MASCULINO PLURAL)