-
RESUMINDO:
A: Chegada de um concorrente mais competitivo no Mercado.
Deve-se analisar variáveis para saber como agir (decisão não programada)
B, C, D e E: são procedimentos rotineiros/corriqueiros (decisões programadas)
GAB: LETRA A
-
Decisões programadas:
Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira (são problemas rotineiros). Não é necessário fazer diagnostico para criar uma alternativa para escolher a ação. Essas decisões não necessitam da intervenção do dexisor.
Decisões não programadas:
São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas. Situações desse tipo precisam de um processo de analises. Essas decisões necessitam da intervenção do dexisor.
Ex: Chegada de um concorrente mais competitivo no Mercado
-
Decisões programadas:Decisões rotineiras,problemas repetitivos.
Decisões não programadas: Típicos de situações em que o problema é novo.
-
questão mau elaborada ; (
-
Para responder essa questão me perguntei "qual das situações necessitam de ações estratégicas ou institucionais?". As decisões não programadas são mais comuns no nível estratégico ou institucional.
Deu certo e acertei a questão!
-
GAB:A
DECISÕES PROGRAMADAS E NÃO PROGRAMADAS.
Decisões programadas são decisões que a empresa já pode prever um roteiro de ação:
b) Instruções para lidar com solicitação de crédito por parte dos clientes
a empresa pode elaborar um fluxograma no manual de procedimentos da empresa, de tal forma que fica minimamente descrito o roteiro de ação do empregado... esta operação é totalmente programável.
c) Procedimentos para atender a acidentes de trânsito
Totalmente programado, por exemplo, a equipe do SAMU segue um protocolo rígido e sequenciado (ex.imobilização, colar cervical, tala, marca).
d)Técnicas e normas para elaborar programas de produção de acordo com as encomendas dos clientes
Totalmente programado, por exemplo, anotar o pedido, fazer um fluxograma... a empresa vai padronizando o procedimento, e pode modificar para melhorias com o ciclo PDCA.
e) Renovação das assinaturas vencidas de uma publicação.
Já sabemos que as assinaturas vão vencer, e por isso já podemos antever como poderemos conseguir mais renovações... processo altamente programado.
a) Chegada de um concorrente mais competitivo no Mercado
agora aí lenhou, eu não posso escrever um manual para todas as situações em que sou ameaçdo por um concorrente, ainda mais quando entra um novo concorrente no mercado. é um problema único e cada caso demanda um solução difente, totalmente não programado
-
De acordo com Hebert Simon:
a) Decisões Programadas: São aquelas previsíveis, rotineiras e esperadas do dia- a dia- de uma organização e em geral o processo decisório já está pré-estabelecido, pois a organização já sabe qual decisão tomar quando aquele problema rotineiro ocorrer.
b) Decisões não Programadas: São aquelas imprevisíveis, não rotineiras, geralmente, elas são desestruturadas e tomadas quando a organização tem que lidar com um novo e inesperado problema.
-
Eu errei a questão. Mas parando para pensar, lembrei de um fator. O ambiente externo sempre vai ser um ambiente impossível de se obter total controle. Nenhum empresário pode controlar a inflação, corrupção, devastações ocasionadas pela natureza, a quantidade de concorrentes, etc.
-
B) instruções
C) procedimentos
D) técnicas
Essas três iniciais das alternativas não deixam dúvidas quanto a programação da decisão.
Sobra a A e a E, mas como já disseram aqui; a não programada tem mais a ver com fatores externos, sobrando a A) chegada de um concorrente mais competitivo
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de decisões. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve ser a que coincide com uma decisão não programada.
Vamos diferenciar as decisões programadas das não programadas antes de marcar a alternativa correta, certo?
Dos tipos de decisões
Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado, podendo ser de dois tipos:
- Decisões programadas (estruturadas): são as decisões que fazem parte do acervo de soluções da organização (MAXIMIANO, 2020, p. 194). Como formas de decisões programadas, temos os hábitos, rotinas, manuais de instrução e operações padronizadas. Logo, é uma decisão voltada para problemas rotineiros. Se a situação ocorrer, a decisão para ela já está pronta.
- Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.
Agora vamos às alternativas:
A - correta. Chegada de um concorrente mais competitivo no Mercado.
Tente imaginar a seguinte situação: Você tem um negócio, está lá, de boas, tranks, mó paz, acima dos seus concorrentes. Daí, um belo dia chega um concorrente mais competitivo do que você. Veja, é um evento inédito, logo, as decisões a se tomar envolvendo os novos acontecimentos ainda precisam ser formuladas, com base no estudo da sua organização, como melhorar os processos internos, produtos, serviços, etc. de modo a competir em pé de igualdade (ou até superar) o concorrente que acabou de chegar.
B - incorreta. Instruções para lidar com solicitação de crédito por parte dos clientes = decisões programadas
C - incorreta. Procedimentos para atender a acidentes de trânsito = decisões programadas
D - incorreta. Técnicas e normas para elaborar programas de produção de acordo com as encomendas dos clientes = decisões programadas
E - incorreta. Renovação das assinaturas vencidas de uma publicação = decisões programadas.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.