I - Verdadeira. Ao se esforçar, o empregado alcança um determinado resultado, e, a este resultado, é dado o nome de desempenho.
II – Verdadeira. São os motivos, externos ou internos, que geram a motivação, a qual impulsiona o indivíduo a agir e a obter determinado desempenho no trabalho.
III – Verdadeira. Pelos motivos expostos no item anterior: a motivação é a força que leva à ação.
Gabarito: E
GABARITO: LETRA E
Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico.
O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha.
O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por forças chamadas motivos.
A motivação pode produzir o desempenho positivo ou negativo.
Há dois grupos de motivos que influenciam o desempenho: motivos internos e motivos externos.
A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. O comportamento humano sempre é motivado.
Para Maximiano (2004, p.267):
"Em seu sentido original a palavra motivação indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão."
Para Oliveira (2004, p.146):
“A motivação é o processo de consolidação do estímulo e da influência no comportamento das pessoas, tendo em vista um objetivo específico e comum para os profissionais da organização”.
Motivação define-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.