SóProvas


ID
2259559
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitos setores industriais do Brasil passaram a se defrontar com a realidade da competição em uma escala global, devido ao processo de globalização no cenário brasileiro, desde a abertura econômica que se iniciou, de forma acelerada, na década de 1990. Sob a perspectiva da gestão produtiva, uma das consequências do processo econômico foi uma significativa revisão das prioridades competitivas de diversos setores industriais, nos quais as dimensões competitivas mais comuns são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Questão retirada de um artigo de Revista de Administração Contemporânea  On-line version ISSN 1982-7849

    Rev. adm. contemp. vol.7 no.1 Curitiba Jan./Mar. 2003

     

    Prioridades competitivas são objetivos que a empresa deve buscar mais fortemente com o intuito de aumentar a sua competitividade e, por conseguinte, a sua participação no mercado e a sua lucratividade. As principais prioridades competitivas existentes na literatura são: custo, qualidade, desempenho na entrega, flexibilidade, inovatividade e serviços

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000100004

  • Houve falência em massa com a abertura econômica acelerada dos anos 90 porque as empresas brasileiras não conseguiam competir com a qualidade, preço e desempenho das empresas estrangeiras. A rigidez do empresariado brasileiro fez com que não conseguissem se adaptar ao novo cenário de mercado e assim muitas empresas quebraram. Portanto gabarito D.

  • As principais prioridades competitivas existentes na literatura são: 

    custo

    qualidade

    desempenho na entrega

    flexibilidade

    inovatividade 

    serviços.

  • GAB D

     

    Muitos setores industriais do Brasil passaram a se defrontar com a realidade da competição em uma escala global, devido ao processo de globalização no cenário brasileiro, desde a abertura econômica que se iniciou, de forma acelerada, na década de 1990. Sob a perspectiva da gestão produtiva, uma das consequências do processo econômico foi uma significativa revisão das prioridades competitivas de diversos setores industriais, nos quais as dimensões competitivas mais comuns são:

     

    d) Custo, qualidade, desempenho das entregas e flexibilidade.

     

    No enunciado quando ele fala sob a perspectiva produtiva eu associei ao que está mais ligado diretamente a produtividade nas organizações, principalmente, a nível de competitividade..descartando a "b" nem sempre abrangência entraria aqui..as vezes quanto mais especialista uma empresa, maior sua qualidade.. [ não é regra..] porém pesam bem mais o custo, a qualidade [princípio da economicidade custo x benefício], desempenho das entregas conforme o cliente pediu que reforça a qualidade do ponto de vista do cliente e como a competitividade é global precisa de flexibilidade seja na forma de aquisição, distribuição ou comunicação com o cliente ... enfim, pesam mais esses aspectos. 

     

    Avante! Seja seu maior investimento, o impossível é só uma opinião idiota e sem sentido..#