Gabarito: Alternativa E
A) Correto. Deve ser realista, pois não deve superestimar os recursos da empresa, deve ser integrada, pois deve levar a organização como um todo, porém sem descondeirar as interligações, e deve ser contínua, pois o mercado é dinâmica e a empresa sempre muda e se adapta.
B) Correto; visão e valores fazem parte do "Diagnóstico atual", Análise interna e externa fazem parte do Diagnóstico ambiental, e ambos são "especíes" do diagnóstico estratégico.
C) Correto. É fazer a análise externa (Concorrentes, fornecedores, aliados, Governo, etc...) e usar ao seu favor.
D) Correto. Sem muito o qe falar, é exatamente isso.
E) Errado. O diagnóstico estratégico faz parte do planejamento estratégico que está intimamente ligado com previsões futuras.
Para Sobral e Peci[i]: “Planejamento é a função da administração responsável pelas definições dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito - objetivos - e como deve ser feito - planos.”
Para Chiavenato[ii]: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
[i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 132.
[ii] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 167.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
ALTERNATIVA E)
A análise interna e externa deve sempre ser realista, integrada e contínua e, juntamente com a visão e os valores, farão parte do diagnóstico estratégico. Nesse diagnóstico serão identificados: pontos fortes, que devem ser explorados; pontos fracos, que devem ser melhorados; oportunidades, que devem ser aproveitadas; e ameaças que devem ser evitadas.
O diagnóstico é feito por meio da análise interna e externa, logo, a externa considera o ambiente no qual a empresa está inserida, destacando as oportunidades e ameaças.
O erro está no item E, que afirma que o diagnóstico deve desconsiderar possíveis desafios ou momentos futuros, o que é falso, pois o diagnóstico deve sempre considerar o futuro e preparar a empresa para reagir a diversos cenários. Regra geral, a análise interna é tão importante quanto a análise externa. No entanto, caso a questão dê a entender que a empresa precisa ser competitiva e ganhar do concorrente, a análise externa será ainda mais importante que a análise interna.
Fonte: GIOVANNA CARRANZA