-
C) - Chiavenato (2009) - O Planejamento Estratégico é o planejamento global e a longo prazo que orienta
todo o sistema. Para tanto, deve ser desdobrado e detalhado em Planos Táticos, os
quais são detalhados ainda em Planos Operacionais.
A APO é desenvolvida por meio de ciclos que variam conforme os autores.
Igualmente os esquemas de desenvolvimento de executivos segundo a APO variam
conforme os autores.
Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona.
Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a APO não é um
remédio para todos os males da organização.
-
Gabarito Letra C
A função planejamento (controle) é um processo cíclico composto pelo estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva. A função organização visa dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica e designar as pessoas para a sua execução.
-
Gabarito: C - Na alternativa citada, o correto seria a função controlar. Mas bora comentar brevemente sobre cada função?
PLANEJAR
Antes de mais nada, é importante o concurseiro ter na mente que, conforme a teoria neoclássica, as principais funções do administrador são: Planejar, Organizar, Dirigir (executar) e Controlar. Reiteradas questões perguntam quais são essas funções. Prosseguindo, antes de falarmos de níveis de planejamento, das escolas do planejamento e dos tipos de planejamento, vamos entender como os principais teóricos o definem.
Para Sobral e Peci[i]: “Planejamento é a função da administração responsável pelas definições dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito - objetivos - e como deve ser feito - planos.”
[i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 132.
ORGANIZAR
Em uma definição simplista, que já resolve metade das questões, organização significa alocar os recursos materiais, financeiros e humanos. Alocar significa colocar no lugar certo ou destinar a um lugar com um fim específico - no caso, os objetivos da organização. Chiavenato propõe uma definição mais completa, para ele organização "significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles".[i]
A gente já tem uma noção do que são os recursos, e temos também uma boa definição de organização ancorada no Chiavenato. Desses vieses podemos depreender mais informações a respeito da organização. Lembra que temos que organizar as pessoas? Os nossos recursos humanos. Pois bem, dessa informação surge algumas questões de prova, pois é função da organização definir as atribuições das pessoas e as suas responsabilidades, é com a organização que definimos o que cada um deve fazer e qual é a sua autoridade em termos de hierarquia.
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 173.
DIRIGIR
O processo de direção é comumente chamado de um processo interpessoal, pois tenta coadunar os anseios pessoais dos trabalhadores com os da organização. Sobral e Peci explicam que a função de direção "envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, e busca compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização".[i]
CONTROLAR
Basicamente, o controle existe para assegurar o cumprimento do que foi planejado, organizado e dirigido, em outros termos é a função responsável por verificar se o que foi planejado vem se cumprindo, até por isso encontramos em provas expressões como avaliação e comparação – do que foi planejado com a situação atual -.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
-
A QUESTÃO C FALA SOBRE O CONTROLE
COMPARAÇÃO, CORREÇÃO, DESEMPENHO, PADRÃO.
-
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Foco Força e Fé !
Lincoln Vais
-
Princípio do Planejamento Permanente:
O ambiente é mutável e o planejamento também.
Sobre a letra "C"
A função planejamento é um processo cíclico composto pelo estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva
Conclusão: Se o planejamento é mutável e deve ser flexível e não padronizado.
-
PLANEJAMENTO: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem alcançados e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
ORGANIZAÇÃO: Organização como entidade social é a organização dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturados.
DIREÇÃO: Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem
CONTROLE: O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim
previamente determinado.
gabarito -> [c]
-
A questão solicitou o item INCORRETO em relação às funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) "O planejamento é a função administrativa (...) . A organização é a função administrativa(...)".
➡ CORRETO.
▪ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
▪ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
B) "A função administrativa de direção (...) A finalidade da função controle (...)".
➡ CORRETO.
◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
C) "A função planejamento é um processo cíclico composto pelo estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva. A função organização visa dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica e designar as pessoas para a sua execução".
➡ INCORRETO.
A afirmação refere-se à função controle (Veja comentário item "b") e não ao planejamento. Por isso o item está incorreto e é o nosso gabarito.
D) "A essência da função controle reside na verificação(...). A função organização (...)".
➡ CORRETO.
Vide comentários dos itens "b" e "a".
E) "A função direção está relacionada com a ação (...). A função planejamento (...)".
➡ CORRETO.
Vide comentários dos itens "b" e "a".
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA B.