SóProvas


ID
2259667
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A velocidade da mudança e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto ao ajustamento e à adaptabilidade das organizações, como condição para que sobrevivam no meio ambiente de negócios. Desde que o enfoque sistêmico substituiu os princípios universais clássicos e cartesianos em que se basearam as teorias administrativas anteriores, está havendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro das organizações. As tendências organizacionais do mundo moderno se caracterizam por:

I. Cadeias de comando mais curtas: a tendência atual é de enxugar níveis hierárquicos na busca de organizações não hierárquicas, enxutas e flexíveis.

II. Ênfase nas equipes de trabalho: os antigos departamentos e divisões estão cedendo lugar a equipes de trabalho definitivas ou transitórias, numa orientação rumo à flexibilidade, à agilidade, à mudança e à inovação.

III. Menor nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona menor responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com o máximo de supervisão direta.

IV. Foco no negócio básico e essencial (core business) e consequente eliminação do acessório ou acidental; programas de enxugamento e terceirização são realizados para reorganizar a organização para aquilo que realmente ela foi criada: seu negócio e seu cliente. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    III. ERRADA. Maior nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com um mínimo de supervisão direta.

     

    ________________________________

     

    Mais participação e empowerment. A participação é o processo de transferir responsabilidades e decisões às pessoas em todos os níveis, para que elas possam tomar todas as decisões que afetam o seu trabalho. Com o empowerment, proporciona-se maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar mais livremente e com um mínimo de supervisão direta.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública: provas e concursos. Idalberto Chiavenato

  • Gabarito: A

     

    I. Cadeias de comando mais curtas: a tendência atual é de enxugar níveis hierárquicos na busca de organizações não hierárquicas, enxutas e flexíveis. CORRETO:

     

    Downsizing (enxugamento) :

     

    “É a prática de diminuir o tamanho das organizações, por meio da redução do número de níveis hierárquicos e da quantidade de funcionários”[i], conforme Maximiano. A busca desse enxugamento estrutural é motivada pela diminuição de custos e pela busca da eficiência.

     

    Chiavenato explica que com a prática do downsizing, níveis intermediários são eliminados e níveis operacionais são aproximados dos níveis institucionais (topo), simplificando e compactando assim a organização.

     

    [i] MAXIMIANO. Teoria Geral da Administração, edição compacta. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 93.

     

    II - Ênfase nas equipes de trabalho: os antigos departamentos e divisões estão cedendo lugar a equipes de trabalho definitivas ou transitórias, numa orientação rumo à flexibilidade, à agilidade, à mudança e à inovação.  CORRETO:

     

    ORGANIZAÇÃO POR EQUIPES

     

    É uma forma tão recente quanto a estrutura em rede, a ideia aqui consiste em delegar autoridade e responsabilidade por todos os níveis hierárquicos, aproveitando as múltiplas habilidades do corpo humano da organização. Para entendermos melhor este modelo de organização, precisamos entender como funcionam as equipes.

     

    Para prosseguirmos, é interessante sabermos a diferença de uma equipe para um grupo. Os grupos podem ser formais (aqueles definidos no organograma da empresa) ou informais (aqueles que nascem espontaneamente conforme acontecem relações sociais). Nos grupos temos pessoas com habilidades diversas que trocam informações para alcançarem determinado objetivo, sendo que cada uma tem a sua própria responsabilidade. Já na equipe, as pessoas não apenas possuem diversas habilidades, como também elas se complementam – existe sinergia, além do mais, nas equipes a responsabilidade não é individualizada, mas sim compartilhada, a glória de um é a glória de todos, assim como o fracasso.

     

    III - Menor nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona menor responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com o máximo de supervisão direta. ERRADO.

     

    EMPOWERMENT

     

    Empowerment nada mais é do que dar poder para mais pessoas; delegar responsabilidades, autonomia... Deixar elas mais criativas.

     

    IV. Foco no negócio básico e essencial (core business) e consequente eliminação do acessório ou acidental; programas de enxugamento e terceirização são realizados para reorganizar a organização para aquilo que realmente ela foi criada: seu negócio e seu cliente.  CORRETO:

     

    É a tendência, gastar energia com o principal, e terceirizar atividades acessórias, como limpeza, segurança, alimentação...

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.