-
Gabarito C.
Diagnóstico institucional/estratégico
Como já alertamos, para alguns autores essa fase precede a definição da missão, da visão e dos valores – com a qual não concordamos. Cremos firmemente que primeiro define-se qual a “razão de ser” e “aonde se quer chegar” para depois – partindo de uma realidade atual apontada pelo diagnóstico estratégico – definir objetivos, escolher estratégias, traçar planos de ação e construir o futuro desejado.
Atenção → Há questões consideradas certas pelo Cespe em que o diagnóstico institucional é realizado antes da definição da missão e da visão. Em 2005 também encontrei questão da Esaf nesse sentido.
O diagnóstico atual/institucional/estratégico define a realidade existente na organização. Nesse momento, busca-se analisar o ambiente interno da organização, com seus pontos fortes e fracos, e o ambiente externo com suas ameaças e oportunidades. O resultado dessa análise servirá de base para a definição dos objetivos e para a escolha das estratégias que deverão ser seguidas para que a organização alcance esses objetivos.
A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.
-
Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
Análise interna
A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Consiste na análise do estoque de conhecimentos e de sua validade atual. Identifica com clareza quais as práticas atuais da organização, e o seu modo de fazer.
Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.
Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.
-
GABARITO ITEM C
COMPLEMENTANDO...
PERPECTIVAS OU DIMENSÕES DO BSC:
MACETE: '' FICA PRO CRESCIMENTO'' (APRENDI AQUI NO QC)
FINANCEIRA
CLIENTES
APRENDIZADO
PROCESSOS INTERNOS
CRESCIMENTO
-
A)CORRETA. A ferramenta SWOT visa analisar o ambiente interno(pontencialidades e fragilidades) e externo(oportunidades e ameaças) da empresa.
B)CORRETA. O BSC é baseado em 4 perspectivas: cliente, financeira, processos internos e aprendizado e crescimento.
C)INCORRETA. A administração estratégica lida com as tendências e incertezas.
D)CORRETA. Autoexplicação de planejamento estratégico.
E)CORRETA. Planejamento estratégico envolve a empresa como um todo e o Planejamento tático é dimensionado em unidades e departamentos da empresa.
-
GAB. C
GESTÃO (administração) ESTRATÉGICA resumido (Paludo):
- Nas organizações trata-se de um plano definido a partir da análise estratégica que proporcionará à empresa a vitória sobre seus concorrentes.
- Combina análise interna e externa com testes de viabilidade de alternativas.
- Estratégia escolhida deve representar o caminho ideal.
- Resulta de informações, projeções de futuro e testes de viabilidade.
- Sua escolha compete à alta administração, e uma vez definida orienta as ações da organização.
- Gestão estratégica é mais ampla que o planejamento estratégico.
- Para o CNJ, a Gestão estratégica é a forma pela qual a organização dá vida ao seu planejamento estratégico.
OBS: Planejamento estratégico é diferente de gestão estratégica: o primeiro é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, enquanto que Gestão Estratégica é uma evolução da gestão, encarregada de dar a direção e de gerir, em todas as áreas da empresa, as ações mais importantes para o futuro da organização a tornada de decisão, a sua implementação e o aprendizado organizacional estratégico.
-
Pra tirar mais algumas dúvidas:
https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Administra%C3%A7%C3%A3o-Estrategica-261878.html
-
tudo e todos temos que lidar com as incertezas da vida.
-
A admnistração estratégica lida com as incertezas, mas o BSC NÃO.
O modelo BSC não monitora a concorrência ou desenvolvimentos tecnológicos, implicando que o modelo não leva em consideração quaisquer incertezas em termos do risco que possam ameaçar ou invalidar a estratégia, ou seja, o modelo BSC é agnóstico em relação aos métodos de melhoria operacional e gestão de riscos.
Fiquem atentos!