SóProvas


ID
2265466
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Muitos jornalistas de veículos impressos, quando estão na rua cobrindo um acontecimento específico, são obrigados a enviar notícias para a versão digital do veículo ao qual estão vinculados. (...) Em uma cidade como Brasília, onde as rotinas de trabalho são intensas, o número de jornalistas “em pé” é inferior ao de jornalistas “sentados”. Por isso há poucas possibilidades de envio de repórteres para a cobertura in loco de certos eventos. Cada jornalista em atividade deve produzir entre 10 e 20 matérias por dia.

(JORGE, T. M.; PEREIRA, F. H.; ADGHIRNI, Z. L.: Jornalismo na internet: desafios e perspectivas no trinômio formação/universidade/mercado. In: RODRIGUES, Carla (Org.): Jornalismo online − modos de fazer. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Insular, 2009, p. 75-96)

São diversos os perfis dos jornalistas da web. O repórter, especificamente, tem passado por um processo de

Alternativas
Comentários
  • Gab. E 

    Acho que as letras C e D também são válidas. 

  • a) trânsito do jornalismo impresso para o de internet devido às similaridades de linguagem destas duas modalidades de produção da notícia. (SÃO DIFERENTES)

    b) conquista de prestigio profissional devido às suas habilidades intrínsecas de produção de texto, vídeo, áudio, além de edição em todas as mídias. (NÃO É QUESTÃO DE PRESTÍGIO, MAS DE UMA NOVA ERA DE FAZER NOTÍCIA)

    c) intenso aperfeiçoamento no sentido de dominar os códigos e as linguagens da web com a finalidade primordial de desenvolvimento profissional e social. (A QUESTÃO PRIMORDIAL QUE OS NOVOS MEIOS EXIGEM ESSE DOMÍNIO)

    d) consolidação de uma profissão específica para a internet, distinta do repórter de TV, rádio e impresso, tendo atribuições específicas numa cobertura conjunta.(NÃO É BEM DISTINTA, PQ O PROF DE MÍDIA TEM Q TER O CONHECIMENTO DOS OUTROS MEIOS QUE NESTA NOVA FASE ACABAM SE FUNDINDO NA INTERNET)

    e)transformação em profissional multimídia produtor de conteúdo, atendendo a necessidades da empresa sob um estatuto de precarização do trabalho. (INTERNET=MULTIMÍDIA E DE FATO HÁ UMA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, UMA VEZ Q COLEGAS SÃO EXPLORADOS PARA EXERCEREM VÁRIOS PAPÉIS-ESCREVER, GRAVAR ÁUDIO E IMAGENS)

  • Hoje em dia tem de assobiar e chupar cana.  Acho que isso começou com o "abelha" da TV Gazeta, até antes do webjornalismo.

  • Essa ganhou o prêmio de questão sincerona.