SóProvas


ID
226555
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Suponha um aterro construído sobre uma camada de argila mole, abaixo do qual existe uma camada resistente. A carga do aterro provocará o recalque da camada mole e uma estaca cravada nesse terreno será arrastada com o solo, ficando desse modo sujeita a uma carga superior à prevista no projeto. O que ocasiona o aumento da carga da estaca é o atrito do solo contra a superfície lateral da mesma, fato que ocorre comumente em pisos de fábrica e galpões. Esse fenômeno é denominado de atrito:

Alternativas
Comentários
  • A capacidade de carga última Pu de uma fundação profunda do tipo estaca (em tubulões despreza-se frequentemente o atrito lateral) se compõe de duas parcelas: A resistência de atrito lateral (Psu) e a resistência de ponta (Pbu ) Pu = Psu + Pbu

    No caso em que o deslocamento (recalque) do fuste de uma fundação profunda, ou de parte dele, é inferior ao recalque do terreno adjacente, desenvolvem-se forças de atrito negativo na fundação.

    Principais Causas

     Adensamento de uma camada de solo devido a aplicação de uma sobrecarga (Aterro)

     Rebaixamento do lençol freático, bombeamento

     Adensamento (amolgamento) da camada de argila devido a cravação de estacas. (neste caso o atrito negativo tem valores reduzidos).

     

  • Atrito negativo - alternativa a

    Definição retirada do livro "O edifício até sua cobertura", Azeredo (1997).