SóProvas



Prova UFF - 2009 - UFF - Engenheiro Civil


ID
226531
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os projetos de instalações elétricas são representados por diagramas (plantas) onde configuram a instalação global ou parte dela, por meio de símbolos gráficos. Assim, para um projeto de instalação elétrica predial, o diagrama que apresenta partes principais de um sistema elétrico e identifica o número de condutores, seus trajetos, por um único traço, e que geralmente representa a posição física dos componentes da instalação é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama funcional.

    O diagrama funcional é bastante usado por se referir a apenas uma parte da instalação elétrica, ele possui todos os condutores e componentes que serão ligados em um circuito elétrico, permite interpretar com rapidez e clareza o funcionamento do mesmo.

    Este diagrama não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou percurso real destes. Os condutores são representandos por retas sem inclinação e de preferências sem cruzamentos. Usado para explicar o funcionamento e não posicionamento de componentes.

    Diagrama Multifilar.

    O diagrama multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional ele também mostra todos os condutores e componentes. Mas, além disso ele tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta.

    Desenhando em plano tridimensional ele representa detalhes de componentes e conexões. Devido sua complexidade este diagrama é pouco usado, sua interpretação para grandes circuitos é demasiada complexa.

    Diagrama unifilar.

     

    O diagrama unifilar é o mais usado pelos eletricistas instaladores nas obras. Ele é desenhando sobre a planta baixa (planta arquitetônica) e apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores rigidamente em suas posições físicas apesar de ser em uma representação bidimensional.

    Uma diferença aos dois outro modelos de diagrama e que neste todos os condutores de um mesmo percurso são representados por um único traço e símbolos que identificam neste traço os outros condutores.

    Não é representado com clareza neste diagrama o funcionamento da instalação, pois não permite visualizar com clareza o percurso da corrente elétrica. A prática adquirida com o tempo na leitura deste tipo de diagrama proporciona ao eletricista saber interpretar com facilidade uma instalação elétrica e sem o auxílio de outros diagramas.

    O diagrama unifilar serve especialmente para se verificar, com rapidez, quantos condutores passarão em determinados eletrodutos e qual o trajeto do mesmo.

    Diagrama trifilar.

    Amplamente usado em sistemas de comandos elétricos e maquinas trifásicas o diagrama trifilar representa cada uma das três fases de uma sistema elétrico e suas respectivas derivações, tendo características muito parecidas com o diagrama unifilar.


ID
226534
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a NBR 5410, de instalações elétricas de baixa tensão, no item sobre tomadas de uso geral, nas unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, o número de tomadas de uso geral deve ser fixado, para cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, em, no mínimo, uma tomada para cada:

Alternativas
Comentários
  • 9.5.2.2 Pontos de tomada

    9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada

    O número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos
    elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se no mínimo os seguintes critérios:

    ...

    b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais
    análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro,
    sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no
    mesmo ponto ou em pontos distintos;
  • Complementando:

    Cozinhas e locais análogos: 3,5m ou fração de perímetro;

    Salas e dormitórios: 5m ou fração de perímetro.

    "Saudações Tricolores"


ID
226537
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução da instalação de para-raios, além dos pontos mais elevados das edificações, devem ser consideradas também a distribuição das massas metálicas, tanto exteriores como interiores, bem como as condições do solo e do subsolo. As interligações entre as massas metálicas e os pararaios devem ser tão curtas quanto possível. Não havendo interligações entre a instalação do pararaios e as massas metálicas da edificação, qualquer ponto da instalação deverá estar afastada das massas metálicas, interiores ou exteriores do edifício, quer estas estejam ou não interligadas, a uma distância de pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Peço ajuda aos universitários.

    As massas metálicas da edificação (ferragens) também não são usadas para conduzir as cargas elétricas ao solo?


ID
226540
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tubulações hidrossanitárias devem ter a distância conveniente de qualquer fundação, a fim de prevenir a ação de eventuais recalques. Para as emendas e juntas, é recomendado, em local de tráfego leve, o cobrimento mínimo de tubulações enterradas no solo de:

Alternativas
Comentários
  • Cobrimento mínimo de tubulações enterradas no solo:

    •0,30m em local sem tráfego de veículo

    • 0,50m em local com tráfego leve

    • 0,70m em local com tráfego pesado

  • Alguém sabe a fonte utilizada pela questão? A norma citada abaixo indica um mínimo de recobrimento de 0,90 em via de tráfego. Alguém sabe explicar melhor essa questão?

    NBR 9649 - PROJETO DE REDES COLETORAS DE ESGOTO SANITÁRIO

    5.2.8 O recobrimento não deve ser inferior a 0,90 m para coletor assentado no leito da via de tráfego, ou a 0,65 m para coletor assentado no passeio. Recobrimento menor deve ser justificado


ID
226543
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As lesões que se manifestam nos painéis de alvenaria nem sempre têm uma única origem. Às vezes são várias as causas que produzem um mesmo efeito, tornando então a tarefa de distinguilas e classificar a sua natureza bastante difícil. A lesão que ocorre devido ao rompimento do equilíbrio entre o peso da obra e a resistência do terreno que o sustenta é denominada lesão por:

Alternativas
Comentários
  • recalque.


ID
226546
Banca
ESAF
Órgão
UFF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Esta prática é sem dúvida, a técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas, como também a extração de boas amostras. O seu emprego, no entanto, encontra-se, na prática, limitado pelo seu elevado custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamentos de água, quando a prospecção desce abaixo do nível freático. Essa prática de prospecção é chamada:

Alternativas
Comentários
  • letra e)

     

  • a.1) Abertura de poços de exploração

     

    - Técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas como, também, a extração de boas amostras.

    - Seu emprego está limitado ao custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d’água, quando a prospecção precisa descer abaixo do nível d’água.

     

    Fonte: www.ct.ufpb.br/~celso/solos/material/Solos%20-%20Cap%2013%20&%2014.ppt

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • Poços 

    Os poços são escavados com , picareta, balde e sarrilho, e destinam-se ao exame das camadas do subsolo ao longo de suas paredes, possibilitando a coleta de amostras deformadas ou indeformadas. Apesar da vantagem de se obter amostras indeformadas com maior facilidade, o seu emprego encontra limitação no seu elevado custo, pois exige onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d'água quando a prospecção descer abaixo do lençol freático.

    Alternativa e


ID
226549
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O movimento de terra é a parte da terraplanagem que se dedica ao transporte, ou seja, entrada ou saída de terra do canteiro de obras. O transporte de terra em que são usados caminhões ou basculante, sendo que o desmonte ou escavação poderá ser feita manualmente ou por máquinas, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Engraçado é ter uma questão que pergunta a mesma coisa e com gabarito diferente.
    Q252228 = ESAF = Mecanizado

  • Nos referenciais de preços a insumos e custos unitários do SINAPI (banco de dados de preços da Caixa Econômica Federal) ou SICRO (dados de preços do DNIT), a ação de se utilizar uma máquina, caminhão ou qualquer tipo de equipamento para um serviço é dita como sendo "mecanizada". Porém, como orçamentista, desconhecia o termo "motorizado".

  • Motorizado?

  • Paula C.,

    As perguntas são bem parecidas, mas repara que pedem uma resposta diferente

    Na questão que você citou -> O serviço de terraplenagem descrito é: MECANIZADO

    Nessa questão -> O transporte de terra descrito é: MOTORIZADO

    Portanto, ambas estão corretas e nos trazem o seguinte conceito: O transporte de terra MOTORIZADO está incluso em um serviço de terraplenagem MECANIZADO


ID
226552
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fundações indiretas ou profundas são fundações que têm o comprimento preponderante sobre a seção: são as estacas e os tubulões. Para a cravação das estacas, o processo mais usual é o emprego dos bate-estacas, os quais podem ser divididos, de acordo com o martelo usado. Existe um bate-estaca no qual o martelo se desloca ao longo de um embalo fixo à estrutura do bate-estaca e é levantado pela ação de gases sob pressão, caindo só pelo próprio peso, sendo a altura de queda função da quantidade de gases da câmara. Este bate-estaca por gravidade é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Prevalecendo o comprimento sobre a seção essas estruturas de fundações são indicadas para 

    solos argilosos e representadas pelas estacas e tubulões. ( ) Para a cravação das estacas o processo 

    mais usado emprega bate-estacas, os quais podem ser divididos de acordo com o martelo, nos 

    seguintes grupos: bate-estacas de gravidade, de simples efeito e de duplo efeito. 

     Bate-estaca de gravidade – A energia para cravação da estaca é transmitida pela queda livre 

    de um peso a uma altura pré-determinada. ( ) O peso é denominado martelo ou macaco e sua 

    queda é orientada através de duas guias laterais. ( ) A cabeça das estacas deve ser protegida por 

    um cabeçote de ferro ou madeira, cuja finalidade é permitir uma distribuição uniforme das tensões 

    dinâmicas, transmitidas pelo martelo. O máximo de eficiência desse tipo de bate-estacas é da ordem 

    de 10 pancadas por minuto. ( ) O inconveniente desse bate-estaca é que a obtenção da nega fica a 

    critério do operador e de sua experiência na operação de queda do martelo. 

    Bate-estacas de simples efeito – Nesse tipo o martelo desloca-se ao longo de um embolo 

    fixo à estrutura do bate-estaca sendo levantado pela ação dos gases sob pressão e caindo pelo próprio 

    peso. ( ) A altura de queda depende da quantidade de gases da câmara, obtendo um ritmo de 40 

    a 50 pancadas por minuto. 

    Bate-estacas de duplo efeito – É uma variante aperfeiçoada do tipo anterior. Os gases sob 

    pressão são injetados no cilindro, tanto para a operação de levantamento como para a operação de 

    queda. ( ) Nesse caso, não há queda livre e a freqüência de cravação é muito maior, da ordem de 

    250 a 300 pancadas por minuto. 



ID
226555
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Suponha um aterro construído sobre uma camada de argila mole, abaixo do qual existe uma camada resistente. A carga do aterro provocará o recalque da camada mole e uma estaca cravada nesse terreno será arrastada com o solo, ficando desse modo sujeita a uma carga superior à prevista no projeto. O que ocasiona o aumento da carga da estaca é o atrito do solo contra a superfície lateral da mesma, fato que ocorre comumente em pisos de fábrica e galpões. Esse fenômeno é denominado de atrito:

Alternativas
Comentários
  • A capacidade de carga última Pu de uma fundação profunda do tipo estaca (em tubulões despreza-se frequentemente o atrito lateral) se compõe de duas parcelas: A resistência de atrito lateral (Psu) e a resistência de ponta (Pbu ) Pu = Psu + Pbu

    No caso em que o deslocamento (recalque) do fuste de uma fundação profunda, ou de parte dele, é inferior ao recalque do terreno adjacente, desenvolvem-se forças de atrito negativo na fundação.

    Principais Causas

     Adensamento de uma camada de solo devido a aplicação de uma sobrecarga (Aterro)

     Rebaixamento do lençol freático, bombeamento

     Adensamento (amolgamento) da camada de argila devido a cravação de estacas. (neste caso o atrito negativo tem valores reduzidos).

     

  • Atrito negativo - alternativa a

    Definição retirada do livro "O edifício até sua cobertura", Azeredo (1997).


ID
226558
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existe um tipo de betoneira que é formada de uma cuba semicilíndrica, alongada, fixa, inclinada, em cujo interior gira um parafuso sem fim. Sua carga é feita pela parte mais baixa, e o concreto sai misturado pela parte superior. O concreto produzido é muito homogêneo, e a mistura é rápida e perfeita. Está sendo citado o misturador:

Alternativas
Comentários
  • "O edifício até sua cobertura" página 69


ID
226561
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As superfícies do concreto, expostas a condições que acarretam a secagem (perda da água de amassamento) prematura, deverão ser protegidas por meios adequados, de modo a se conservarem úmidas durante pelo menos (contados a partir do dia do lançamento):

Alternativas
Comentários
  • O processo de cura deve ser feito durante pelo menos 7 dias.

    Gab.A


ID
226564
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O lançamento do concreto deve ser realizado assim que misturado, não sendo permitido intervalo superior, entre o amassamento e o lançamento, a:

Alternativas
Comentários
  • Não consegui encontrar referência a esse valor em nenhuma norma. O único valor que eu encontrei foi o de 2,5 horas entre o amassamento e o fim da concretagem, na NBR 14931, item 9.4.

    Se alguém puder me informar, ficaria grato.

  • Bauer, no livro Materiais de Construção V1, afirma que o intervalo não deve ser superior a 1 hora. Também não entendi esse gabarito. 

  • Isso foi alguma questão feita por professor de engenharia civil dos anos 80. Anterior a 2003 (surgimento da NBR 6118). Isso é da primeira norma de concreto do Brasil: a NB1/1940. Assinada por decreto-lei de Vargas. Neste decreto, além de obrigar as obras do governo a adotarem a NB1, também marca o surgimento da ABNT.

    NB1/1940
    Lançamento

    Art.66

    O concreto deve ser lançado logo após a sua confecção, não sendo permitido, entre o amassamento e o lançamento, intervalo superior a trinta minutos. Não se admite o uso de concreto remisturado.

  • A banca adota um livro ultrapassadíssimo chamado O EDIFÍCIO ATÉ SUA COBERTURA, um deserviço à Engenharia Nacional. Contudo, precisamos passar. Vencida essa etapa, recomenda-se sua incineração.

  • DESATUALIZADA, FORA DE NORMA VIGENTE.

  • Teve uma questão de 2018 (Q1106374) que também cobrou esses 30 minutos e estava correta.


ID
226567
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em coberturas o encontro de captação de duas águas é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Rincão ou Água furtada une as águas. Já o Espigão separa as águas.

  • Rincão = União; Ângulo reentrante

    Espigão = Sepração; Ângulo Saliente

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • O ricão capta as águas servindo como calha.


ID
226570
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O tempo que uma gota de água leva para escoar superficialmente do ponto mais distante da bacia até a seção principal, sendo o indicador da memória de resposta da bacia, é denominado tempo de:

Alternativas
Comentários
  • Há duas definições básicas de tempo de concentração.

     - Tempo de concentração é o tempo em que leva para que toda a bacia considerada contribua para o escoamento superficial na seção estudada.

     - O tempo de concentração é o tempo que leva uma gota de água mais distante até o trecho considerado na bacia.

    fonte - http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/Novos_livros/livro_calculoshidrolicos/capitulo04.pdf

     

  • Permanência está relacionado a a curva de permanência (ou de duração): é a curva acumulativa de frequência da série temporal de vazões (não de vazões instantâneas). Na sua confecção, as vazões são arrumadas de forma decrescente (não em ordem cronológica).


ID
226573
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um reservatório geralmente dispõe de dois dispositivos: um de retirada contínua, que geralmente ocorre em cota inferior, como turbinas de produção de energia ou descarga de fundo para atendimento do abastecimento de água, irrigação, manutenção do escoamento a jusante; o outro é um dispositivo de segurança, utilizado para o escoamento das enchentes e para garantir que a barragem não será derrubada por níveis de escoamento superiores ao seu paramento. Este dispositivo é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Vertedor:

    São instrumentos hidráulicos utilizados para medir vazão em cursos d’água naturais e em canais construídos .

    Os vertedores podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. O termo aplica-se também aos extravasores de represas. Os VERTEDORES devem ser construídos com forma geométrica definida e seu estudo é feito considerando-os como orifícios sem a parte superior

    http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/111/APRESENTA%C3%87%C3%83O%20VERTEDORES.pdf


ID
226579
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existe uma vazão em um rio que é aquela que deve ficar, a jusante dos empreendimentos hidráulicos, de modo a satisfazer a todos os usos previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, ou seja, deve satisfazer as seguintes demandas: sanitária, ecológica (vazão ecológica), abastecimento humano e industrial, dessedentação de animais, geração de energia elétrica, irrigação, navegação, lazer, dentre outras, e é conhecida como vazão:

Alternativas
Comentários
  • VAZÃO REMANESCENTE - Vazão que inclui a vazão ecológica, bem como os usos de recursos hídricos que devem ser preservados a jusante da intervenção no corpo d’água, como a manutenção de calado para navegação, vazões mínimas de diluição para atender à classe em que o corpo d’água estiver enquadrado, os usos múltiplos e outros.
    VAZÃO ECOLÓGICA - Regime de vazões que deve ser mantido no rio para atender a determinados requisitos mínimos do ecossistema aquático.

ID
226582
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os mananciais de água subterrânea são as maiores reserva de água doce do globo. Os aquíferos podem ser confinados ou não confinados. Os confinados, devido à formação geológica, possuem pressão superior à atmosférica e são alimentados por recargas em cotas superiores ao local de perfuração. São conhecidos popularmente como poço:

Alternativas
Comentários
  •  Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinadosem a necessidade de bombeamento.


ID
226585
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No caso da insuficiência de vazão em seções de pontes, visto que abrangem cursos d'água com maior vazão, em geral os danos são muito significativos, podendo ocorrer a destruição da estrutura ou a ruptura dos aterros contíguos, proporcionando uma interrupção do tráfego muito mais séria, exigindo obras de recomposição mais vultuosas e demoradas. Geralmente, os períodos de recorrência normalmente adotados no caso de pontes são de:

Alternativas
Comentários
  • http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/manuais/documentos/715_manual_de_hidrologia_basica.pdf

    De 50 - 100 anos. Fonte: DNIT

  • Vultosa****


ID
226588
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

No dimensionamento de estradas, os Estudos Hidrológicos visam primordialmente o dimensionamento dos dispositivos capazes de conduzir satisfatoriamente as vazões afluentes; os métodos usuais empregados buscam a quantificação das descargas através de procedimentos matemáticos. Nesse sentido, o Ciclo Hidrológico define para cada caso a parcela de precipitação que se transforma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Deflúvio é o mesmo que escoamento, que, por sua vez, é decorrente da precipitação.


ID
226591
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando qualquer mudança de posição em um corpo, por menor que seja, introduz forças ou momentos tendentes a fazer o corpo retornar à sua posição primitiva, diz-se que esse corpo está em equilíbrio:

Alternativas
Comentários
  • Equilíbrio Estável: qualquer mudança no objeto e ele retorna a posição de equilíbrio;
    Equilíbrio Instável: equilibrado apenas numa posição, qualquer mudança provoca desequilíbrio;
    Equilíbrio Indiferente: objeto equilibrado independente da posição. Uma bola, por exemplo.


ID
226594
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São tipos de hidrômetros mais precisos e mais sensíveis, indicando consumo muito pequeno. Por outro lado, são mais caros, mais sensíveis às impurezas das águas e de reparação mais difícil, sendo recomendáveis para as localidades em que a água é muito cara e de boa qualidade. São os hidrômetros denominados:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b.

     

    São dois os tipos principais de hidrômetros: hidrômetro de velocidade (tipo turbina, hélice, disco, palheta etc.) e hidrômetro de volume (compartimento que enche e esvazia continuamente).

    A questão já descreveu o de volume, e o de velocidade pode ser descrito como sendo os mais baratos, de construção mais simples, de reparação mais fácil e menos sensíveis às impurezas das águas. O incoveniente maior é a precisão.


ID
226603
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os setores usuários de águas são os mais diversos, com aplicação para inúmeros fins. A utilização pode ter caráter consultivo ou não consultivo. Determine abaixo a atividade que apresenta uso NÃO consultivo:

Alternativas
Comentários
  • Consuntivo: refere-se aos usos que retiram a água de sua 
    fonte natural diminuindo suas disponibilidades quantitativas, 
    espacial e temporalmente;
     
    Não-consuntivo: refere-se aos usos que retornam à 
    fonte de suprimento, praticamente a totalidade da água 
    utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão 
    temporal de disponibilidade quantitativa; 
  • Gabarito: c.

    Os usos que consomem a água são chamados de CONSUNTIVOS, ou seja, são os que reduzem o volume da água de rios, lagos e de água subterrânea. Por exemplo, são usos consuntivos o abastecimento humano, a dessedentação de animais, a irrigação, o uso industrial etc. 


    Os usos que não consomem diretamente a água são chamados de NÃO CONSUNTIVOS. São eles: os usos para lazer, navegação, geração de energia etc.

    Fonte: http://www.caminhoaguas.org.br/internas/sala_multiplo.html.

  • Aquicultura -> tratamento do ambiente aquático para criação de peixes, mariscos etc., e tb. para cultivo de produtos naturais. 

     

    FONTE: 


ID
226606
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existe um método de determinação da qualidade de um curso d'água que mede a quantidade de oxigênio necessária para que microrganismos aeróbios mineralizem a matéria orgânica carbonada de uma amostra, sob determinadas condições. Esse teste tem grande utilidade na determinação do grau de poluição de cursos de água, no estudo de cargas poluidoras e na avaliação da eficiência dos sistemas de tratamentos. Esse teste mede o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica decomponível aerobiamente por via biológica. É, portanto, um parâmetro que indica a quantidade de oxigênio necessária, em um meio aquático, à respiração de microrganismos aeróbios, para consumirem a matéria orgânica introduzida na forma de esgotos ou de outros resíduos orgânicos.

  • Demanda bioquímica de oxigênio (DBO):

    - corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos

    - expresso em miligramas por litro (mg/L).

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • DQO é a Demanda Química de Oxigênio e se refere à quantidade de oxigênio que os processos químicos precisam para degradar os materiais orgânicos.

    DBO significa Demanda Bioquímica de Oxigênio e está associada à quantidade de oxigênio que os processos biológicos precisam para degradar a matéria orgânica


ID
226609
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Resolução CONAMA nº 20, de 1986, estabelece a classificação das águas doces, salobras e salinas do Território Nacional. No Artigo 1º, são classificadas, segundo seus usos preponderantes, em nove classes, as águas doces, salobras e salinas do Território Nacional. As águas doces, quando destinadas ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras, ou à dessedentação de animais, são classificadas como água classe:

Alternativas
Comentários
  • IV - classe 3: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado;

    b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras;

    c) à pesca amadora;

    d) à recreação de contato secundário; e

    e) à dessedentação de animais.

  • A Resolução CONAMA nº 20/1986, que o enunciado faz referencia foi revogada pela Resolução CONAMA N° 357/2005

    Art. 4° As águas doces são classificadas em: 

    I - classe especial: a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção;

    II - classe 1: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado;

    III - classe 2: : a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional;

    b) à proteção das comunidades aquáticas;

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho

    d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto;

    e) à aqüicultura e à atividade de pesca

    IV - classe 3: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado;

    b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras;

    c) à pesca amadora;

    d) à recreação de contato secundário; e

    e) à dessedentação de animais.

    V - classe 4: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística. - Classe 4 sem consumo humano.

    gabarito letra E


ID
226612
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na Resolução CONAMA nº 20, de 1986, no Art. 21, os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água desde que obedeçam a diversas condições. Uma delas se refere ao pH da água que deve estar entre:

Alternativas
Comentários
  • A Resolução CONAMA nº 20/1986, que o enunciado faz referencia foi revogada pela Resolução CONAMA N° 357/2005

    Art. 34°. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis: 

    § 4° Condições de lançamento de efluentes: I - pH entre 5 a 9; 

    gabarito letra A


ID
226615
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo as dimensões das suas partículas e dentro de determinados limites convencionais, as "frações constituintes" dos solos recebem designações próprias que se identifiquem com as acepções usuais dos termos. Essas frações, de acordo com a escala granulométrica brasileira (ABNT), estão apresentadas para pedregulho, areia, silte e argila. Segundo a norma para a argila, a dimensão da partícula tem de ser inferior a:

Alternativas
Comentários
  • ->Argila: inferior a 0,005 mm

  • Segundo a NBR 6502 - Solos e Rochas:

     

                  0,002mm                   0,06mm                      2,0mm                              60,0mm

    argila            |              silte           |             areia         |               pedregulho      

     

    Porém, para fins de terraplanegem, costuma-se adotar : 

     

    argila < 0,005mm;  0,005mm < silte < 0,05 e 0,05 < areia < 4,8mm.

  • ARGILA< 0,005 mm

  • Fez referência a ABNT e pediu/deu como certo a classificação do DNIT.


ID
226624
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de arrimo são obras comuns na engenharia. Os muros de sustentação podem ser de gravidade, flexão e muro de fogueira. Na construção de um muro, a fim de evitar o acúmulo das águas pluviais infiltradas no lado da terra, é de boa técnica prever sistemas de drenagem dessas águas, e normalmente utilizam-se drenagem por:

Alternativas
Comentários
  • Barbacãs: Orifício para escoamento de águas, executado em muros de suporte.

  • Complementando. Barbacãs são tubos horizontais curtos, de no máximo 1,5 m, instalados em estruturas de contenção, rebaixando o nível do lençol freático e diminuindo o empuxo hidrostático sobre a estrutura


ID
226627
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A fundação que transmite a carga de um muro, de uma parede ou de uma fila de pilares é denominada fundação:

Alternativas
Comentários
  • Sapata corrida = carga distribuida linearmente.

  • Aff....C) + A) = Sapata Corrida...kkk

  • Sei lá... o cara que errou isso pode questionar!


ID
226630
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O bombeamento diretamente (rebaixamento do nível d'água) do fundo de uma escavação só deve ser empregado em obras de pouca importância, tendo em vista alguns inconvenientes. Numa escavação em terreno permeável, à medida que a água vai sendo bombeada, o nível dentro da escavação baixa mais rapidamente que o nível exterior, originando-se em consequência da diferença de carga do exterior para o interior um fluxo d'água para dentro da escavação pelo seu fundo. Acima de certo valor do gradiente hidráulico que daí resulta, ele atingirá o seu valor "crítico", ocorrendo então o conhecido fenômeno de:

Alternativas

ID
226633
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a estacas moldadas "in situ", existe um tipo de estaca cuja execução é muito simples, não requerendo aparelhagem especial além de um pilão. A sua confecção inicia-se pelos processos comuns de sondagem. Começa por enterrar no terreno um tubo de diâmetro igual ao da estaca. Atingida a profundidade prefixada, enche-se o tubo com cerca de 75 cm de concreto, que vai sendo apiloado à medida que se retira o tubo. Essa operação se repete até o concreto atingir a cota desejada. Esse tipo de estaca "in situ" é denominado estaca:

Alternativas
Comentários
  • a) franki integralmente armada, a estaca citada é composta apenas por concreto)

     

    b) simplex (muito parecido com a estaca strauss, porem "para impedir a entrada de terra no interior do tubo, emprega-se uma ponteira pré-moldada de concreto, perdida após a cravação. Alcançada a profundidade desejada, enche-se o molde com concreto plástico e, em seguida, retira-se o molde de uma só vez"   na norma não encontrei definição para esse tipo de fundação).

     

    c)strauss CORRETA "estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto" NBR 6122

     

    d)diafragma (A parede diafragma é uma estrutura de concreto construída em trechos com largura de 2,50m ou 3,20m, chamadas lamelas, em trincheiras com espessuras variando de 30cm a 120cm. As lamelas são escavadas com ferramentas especiais chamadas clam-shells) <http://www.tecnogeo.com.br/parede-diafragma-estaca-barrete> também na há definição na norma técnica referente a fundações.

     

    e)tubada não existe??


ID
226636
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os maciços de concreto armado solidarizam as cabeças de um grupo de estacas, distribuindolhes as cargas dos pilares. A incorporação das estacas ao bloco requer um preparo prévio das cabeças, pela limpeza e remoção do concreto de má qualidade que normalmente se encontra acima da "cota de arrasamento" das estacas moldadas "in loco", sendo sua função absorver os momentos devidos a forças horizontais e outras solicitações. Esses blocos são conhecidos como blocos de:

Alternativas
Comentários
  •  blocos de coroamento das estacas são elementos maciços de concreto armado que solidarizam as "cabeças" de uma ou um grupo de estacas, distribuindo para ela as cargas dos pilares e dos baldrames (Figura 3.18; 3.19).
    As estacas devem ser preparadas previamente, através de limpeza e remoção do concreto de má qualidade que, normalmente, se encontra acima da cota de arrasamento das estacas moldadas "in loco".
    Os blocos de coroamento têm também a função de absorver os momentos produzidos por forças horizontais, excentricidade e outras solicitações (Caputo. H.P., 1973).


ID
226639
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A aplicação de ar comprimido em obras de engenharia vem sendo usada desde o século XIX. A instalação para execução de fundações pneumáticas compreende, essencialmente, uma campânula ou câmara de equilíbrio, construída de chapa de aço, e um compressor, que fornece o ar comprimido. O princípio de execução de fundações pneumáticas é manter, pelo ar comprimido injetado, a água afastada do interior do tubulão ou caixa. A pressão deve ser compatível com as condições de trabalho suportáveis pelo organismo humano, sendo, com isto, a profundidade de um tubulão, abaixo do nível d'água, limitada a:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião essa questão está incorreta, pois a pressão do ar comprimido nesses tubulões pode atingir no máximo 3,4 atm (340 kPa), razão pela qual eles têm uma profundidade limitada a 34 m abaixo do nível da água (Norma Regulamentadora no 15, Anexo 16, da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho).

  • Segundo a NBR 6122:2010 essa profundidade é no máximo 30 m abaixo do nível d'água.

    Questão incorreta

  • A atualização da NBR 6122/2019 não traz a profundidade máxima para tubulões a ar comprimido.


ID
226642
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A erosão e a sedimentação são processos contínuos ao longo das margens e do leito de um curso d'água. Uma forma de erosão acelerada por pilares de pontes é a que acontece por alguma obstrução de corrente, tal como pilares de ponte. Da redução da seção transversal resulta uma perturbação no escoamento da água, com um acréscimo da velocidade e da correspondente intensidade de erosão. Quando a camada à prova de erosão, por exemplo, um leito rochoso, estiver a uma profundidade e, além disso, não se dispuser de elementos que permitam prever os efeitos da erosão, recomenda-se o emprego da regra empírica de Terzaghi e Peck, segundo a qual a cota de fundação deverá situar-se a uma profundidade, relacionada com a máxima diferença conhecida entre os níveis de estiagem e de maior enchente, abaixo do leito do rio, de no mínimo:

Alternativas

ID
226645
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existe um tipo de recalque em engenharia de fundações que se origina de um deslocamento das partículas do solo das zonas mais carregadas para as menos solicitadas. Acontece de maneira mais acentuada nos solos não coesivos sob fundações rasas, recebendo o nome de recalque por:

Alternativas
Comentários
  • Recalque: deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas; São chamados também de recalques NATURAIS.

    .

    DEFORMAÇÃO ELÁSTICA: é aquela que ocorre quando submetido a uma carga (imediatamente após a aplicação da carga) – são maiores em solos não coesivos.

    .

    DEFORMAÇÃO POR ESCOAMENTO LATERAL: ocorre também mais em solos não coesivos – migração do solo de regiões mais solicitadas para menos solicitadas

    .

    DEFORMAÇÃO POR ADENSAMENTO: ocorre pela diminuição no volume aparente do maciço de solo. O fechamento dos vazios de água que é expulsa pela pressão das cargas. É a mais importante e pode causar os problemas mais comuns de recalques nas fundações.