-
Gabarito Letra D
A) Errado, a repristinação é proibida de regra pela LINDB
B) Se a isenção for geral pode ser livremente revogada, a questão nao fala que tipo de isenção tributária é. Contudo, nao há o que se falar em inconstitucionalidade de lei revogadora...
C) a Lei Municipal nº 3/2015 pode revogar a Lei nº 2/2012 como também pode estabeler cláusula a volta da vigência da Lei Municipal nº 1/2010, desde que expressa.
D) CERTO: LINDB Art. 2 § 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
E) Efeito repristinatório tem a ver com controle constitucionalidade, ocorre quando a lei que revogou for inconstitucional, a norma revogada volta a viger, repristinação não tem a ver com controle de constitucionalidade, já que se encontra amparo infraconstitucional
bons estudos
-
Art. 101. A vigência, no espaço e no tempo, da legislação tributária rege-se pelas disposições legais aplicáveis às normas jurídicas em geral(LINDB), ressalvado o previsto neste Capítulo.
-
Não existe repristinação automática!
-
LINDB Art. 2º § 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
-
LINDB Art. 2º § 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
-
Essa questão na verdade deveria ser classificada como de Direito Civil (LINDB), não Tributário.
-
GABARITO: D
LINDB. Art. 2 § 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
-
SÓ EXISTE UM CASO DE REPRESTINAÇÃO ACEITO PELA DOUTRINA. SERIA O CASO DE A LEI 3, QUE REVOGA A LEI 2, FOSSE CONSIDERADA INCONSTITUCIONAL. NESSE CASO A LEI 1 VOLTARIA TER SUA VIGÊNCIA