SóProvas


ID
2265874
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em meio a uma reportagem, a presença do repórter no vídeo é usada para fazer um corte no tempo e destacar uma informação que não tinha a imagem correspondente.
Esse recurso televisivo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Sonora: É a fala do entrevistado na matéria.

     

    Texto em off, ou off: Texto gravado pelo repórter – normalmente após a gravação da matéria. É a narração da notícia, colocada durante a matéria.

     

    Chamada: Texto sobre os principais destaques do telejornal, transmitido dentro da programação normal da emissora. Tem como objetivo atrair o telespectador.

     

    Passagem: Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas no meio da matéria. É o momento em que o repórter aparece na matéria para destacar um aspecto da matéria.

     

    Travelling: Movimento de câmera para acompanhar um objeto em movimento.

  • A frase "para... destacar uma informação que não tinha a imagem correspondente" não é 100% precisa.
     

    Além desta, o reporter de TV pode optar por fazer a passagem também por outras razões: 



    - Para apresentar algo dinâmico que esteja acontecendo naquele momento (... esta passeata de nudistas está descendo a Rua da Consolação e vai até...)

    - Para mostrar distâncias que dependam de apontamento (... a cratera se abriu daqui deste ponto até detrás daquela árvore distante 100m...)

    - Para trazer maior emoção à uma determinada informação (... respeitosamente, estamos entrando nas catacumbas e era aqui que...)

    - Para incluir-se no ambiente (... e assim, de sombrinha na mão estamos todos na rua dançando o frevo: Ueba! Voltei, Recife...)

    - Para explicar algo difícil de ser explicado (... e essa peça se enxcaixa aqui, essa outra vai aqui em cima e essa outra...)

    - Para diversificar a reportagem, usando um recurso que está à sua disposição (off+sonora+off+sonora... pô tá sacal, vou meter uma passagem aí)

    - Por vaidade (mas esta não costuma ser recomendada pelos manuais de jornalismo e é odiada pelos repórteres-cinematográficos)

  • Passagem do repórter: gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações, para ser usada no meio da matéria. A passagem reforça a presença do repórter no assunto que ele está cobrindo e, portanto, deve ser gravada no desenrolar do acontecimento.

    Fonte: Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV